Porto Velho/RO, 25 Março 2024 07:29:54
Diário da Amazônia

Não se acomode: Tenha outras experiências em sua vida

Evite estacionar no mesmo lugar e ramo; O mercado pode cobrar novas atitudes

A- A+

Publicado: 24/09/2018 às 08h32min | Atualizado 24/09/2018 às 08h33min

Um forte embate que temos em nossa sociedade está na sobrevivência X a falta de perspectiva de mudar de vida por causa do medo. De um lado, contas para pagar, do outro, a certeza de que o melhor é ficar quieto mesmo. No entanto, quando estacionamos em um mesmo lugar por muito tempo, acabamos perdendo o rumo e às vezes a direção de como começar tudo outra vez. No mercado de trabalho essa situação vem ficando cada vez mais evidente e o que mais vejo, são pessoas “acomodadas” que não fazem nada além da própria atividade exigida pelos patrões. Resultado: deixam de aprender novas coisas e quando perdem essa “estabilidade”, não sabem para onde correr e nem mesmo o que procurar.

Com o mundo digital nas mãos, uma gama de oportunidades e de novos aprendizados “até mesmo gratuitos” tem surgido. Para os que já atuam em suas áreas, a internet tem sido um prato cheio para se reciclar. O problema, é que com tantos cursos “gratuitos” na internet, as pessoas não tem tido a paciência de pelo menos sentar para analisar essas novas chances. Muitas até acabam achando que é perda de tempo e que “a reciclagem” às vezes não servirá para muita coisa. Para especialistas da área de “recursos humanos”, por exemplo, é um erro se acomodar tanto e não criar novas saídas. Ficar no mesmo lugar por tantos anos não é mais o sinônimo de ser um “ótimo profissional”. Para especialistas é a mais pura acomodação e tamanha falta de perspectiva de perceber que as coisas estão mudando rapidamente em nossa sociedade.

E não são poucos profissionais que estão assim não. Quase 80% da população ainda agem dessa forma e ficam de 10 à 40 anos no mesmo lugar. O salário no fim do mês e os “benefícios” são quase que um prato cheio para que alguns funcionários fidelizem suas vidas a determinadas empresas. Em alguns casos, nem existe a questão dos benefícios e apenas a “marca da empresa” já basta para que esse funcionário se sinta seguro no emprego. Hoje, o que mais vejo são pessoas (algumas até estudaram comigo), que estão atreladas a certas empresas pelo medo de arriscar e de tomar novos rumos. No entanto, se forem dispensadas, tenho “plena certeza” que ficarão perdidas, como se estivessem em um gigante labirinto.

Força de vontade 

Encarar novos caminhos não é fácil e ter que deixar para trás “garantias mensais” não é para qualquer um. Todavia, vale lembrar que certas situações são imprevisíveis, por isso, é sempre bom estar preparado para novos cotidianos. Digo isso para você que lê essa coluna, por já ter passado por situações que eu jamais esperaria. Já estive do lado de lá, ou do seu lado aí, com benefícios mensais e tudo mais. Mas tive que aprender a lidar com situações que não esperava e com um novo “mercado empreendedor” que está aí. Por isso, procure se atentar a novas oportunidades, a novas saídas profissionais. Um dia você poderá precisar encarar um “novo mercado” e estar preparado para isso faz parte também do seu amadurecimento profissional. Não se acomode: Tenha outras experiências em sua vida. Evite estacionar no mesmo lugar e ramo; O mercado pode cobrar novas atitudes. Pense nisso.



Deixe o seu comentário