Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:59:18
Diário da Amazônia

Neabi realizará o primeiro Abril Indígena em RO

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e Grupo de Estudos e Pesquisas..

Por SARA CICERA Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/04/2019 às 08h41min | Atualizado 29/04/2019 às 08h43min

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro e Amazônicos (Gepiaa) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), realizarão pela primeira vez em Rondônia o “Abril Indígena – A História que História não Conta”. O evento também terá o apoio do Mestrado de Direitos Humanos e Exercício da Justiça (DHJUS).
Segundo o professor e organizador do evento, Uilian Lima, o mês simboliza no Brasil a resistência dos povos indígenas, por este motivo, o desígnio do evento é alargar as formas de entender e refletir sobre diferentes aspectos da nação brasileira a partir da vitalidade da cultura e do legado civilizatório dos diversos povos indígenas no Brasil.
“Esse evento será importante para falar dos indígenas e também colocar os indígenas como agentes de falas, protagonistas das suas histórias e andanças pelo nosso Estado. Será um evento de vivência dos povos indígenas, nós conseguimos alguns povos das 52 etnias para participar, mas será bem representado”, informou.
O evento será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Campus Calama, em Porto Velho. A abertura será às 14h30 do dia 29, com uma análise de conjuntura. Neste primeiro momento estarão presentes lideranças dos povos indígenas e representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). A mediação da análise será efetuada pelo professor Rodolfo Jacarandá. A partir das 19h30 ocorrerá uma mesa redonda para falar sobre “As resistências indígenas na Amazônia ontem e hoje”.
No segundo dia, o evento ocorrerá durante todo o dia. Das 8h até às 12h acontecerá um minicurso sobre a Presença Indígena no Mato Grosso Colonial. A partir das 14h30 ocorrerá uma mesa-redonda “Cacique Raoni” sobre a Educação Indígena e Territorialidades. Para encerrar o Abril Indígena, a partir das 19h acontecerá uma conferência com a apresentação do doutorando Chicoepab Suruí Dias.


Deixe o seu comentário