Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:41:12

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 25/10/2018 às 07h32min

A- A+

Nem sempre elegemos os melhores para os cargos eletivos

A sentença do clima No Dia Mundial da Alimentação (16/10), a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação)..

A sentença do clima

No Dia Mundial da Alimentação (16/10), a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) destacou que em 2014 o Brasil saiu do Mapa da Fome do planeta, mas a crise levou a cortes de recursos para os programas que sustentaram a conquista e há o risco de voltar ao estágio anterior.

Seria uma trágica ironia o país que criou a receita para vencer a fome retroagir nesse quesito. Destaca-se nesse contexto, mais uma vez, a importância da Amazônia como fonte crescente de alimentos, destacada pelo painel do clima da mesma ONU.

O relatório Aquecimento Global de 1,5ºC, lançado na Coreia do Sul no início do mês, pôs a humanidade diante de um desafio crucial: reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 45% no planeta. Sem isso, o agronegócio vai sofrer.

Algumas culturas não suportam aquecimento além dos limites, avisa o botânico Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da USP: o milho só aguenta 35ºC e a soja, 39ºC. Acima disso, a produção começa a cair, com o risco de faltar alimentos.

A sentença que paira sobre nós é a de um aquecimento acima de 1,5ºC prejudicando a agricultura e a geração de energia, com insegurança alimentar, falta d’água e problemas de saúde na região.  

…………………………………….

Grandes desafios

Os candidatos Marcos Rocha (PSL) e Expedito Junior (PSDB) vão ao segundo turno neste domingo, já preocupados com os grandes desafios que terão pela frente – para quem se sagrar vencedor nas urnas. Temos índices terceiromundistas de saneamento básico, as periferias dos polos regionais estão urrando de fome e temos uma saúde em cacos. A segurança publica esta em colapso.

Os melhores

Nem sempre elegemos os melhores para os cargos eletivos, mas no caso do parlamentar Leo Moraes (Podemos) que já detinha o titulo de melhor vereador da capital no inicio da década e seguiu com a condição de deputado estadual melhor avaliado na atual legislatura, a população da capital acertou em cheio.  Mais maduro, Moraes com certeza vai brilhar no Congresso e lá também fazer história.

Ficando para trás

Mas a eleição de 7 de outubro deixou alguma coisa a lamentar. O ex-prefeito de Ji-Parana Jesualdo Pires, o melhor avaliado no estado em duas gestões municipais não conseguiu se eleger ao Senado. Felizmente, um outro representante com a mesma qualidade, Marcos Rogério logrou êxito. Na capital, infelizmente, Alex Palitot, o melhor vereador da atual legislatura ficou para trás.

Mais qualificada

Vejo uma bancada federal de Rondônia mais qualificada na próxima legislatura. Confúcio com mais qualidade que Raupp, Marcos Rogério esta melhor preparado que Ivo Cassol, que foi um grande governador mas que não rendeu como senador. Na Câmara dos Deputados, Leo Moraes é bem mais qualificado do que Garçon, Jaqueline mais preparada do que Marinha. E  Silvia Cristina tem tudo para brilhar.

Menos buracos

As previsões iniciais da municipalidade dão conta de que nesta estação chuvosa a cidade de Porto Velho será menos afetada com tantas crateras e alagações como foi no ano passado. Foi desenvolvido um trabalho de fôlego na esfera de macrodrenagem e em algumas avenidas nas valas perfuradas poderiam trafegar até caminhões, como é no caso da região do bairro Três Marias.

Via Direta

*** Para fechar as contas, adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal e para enfrentar a crise, os três poderes de Rondônia já estão tomando as providências necessárias *** Muitos comissionados já estão arrumando as gavetas em repartições públicas municipais e estaduais na capital *** Mesmo com as dificuldades, o governo estadual e a Assembleia Legislativa estão pagando dentro do mês trabalhado enquanto que estados mais tradicionais estão em dívida com o funcionalismo.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas