Porto Velho/RO, 28 Março 2024 06:23:43

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 29/07/2020 às 00h01min

A- A+

Nessas eleições vem surgindo os predadores das vagas dos deputados federais

  País invertebrado Na canção “Ciranda da Bailarina”, Chico Buarque e Edu Lobo idealizam a perfeição feminina. Em uma..

 

País invertebrado

Na canção “Ciranda da Bailarina”, Chico Buarque e Edu Lobo idealizam a perfeição feminina. Em uma eventual “Ciranda da Amazônia”, perfeito seria quem a conhecesse de fato, sem ilusões, preconceitos, ideias fixas ou desinformação. No entanto, muitos que acusam outros de desinformados ou preconceituosos destilam as próprias desinformações e preconceitos. 

Se o poeta observasse bem a bailarina, veria que ela não é tão perfeita. E que para observar a realidade amazônica é preciso se munir da lente adequada: o mapeamento minucioso, via progresso tecnológico. Sem a geoinformação, haverá uma ciranda de enganosos recortes limitados de uma realidade que não pode ser apanhada por um rápido olhar.

Quantos brasileiros, a rigor, podem se orgulhar de conhecer a Amazônia? Dos que falam a respeito da floresta, quem realmente sabe do que está falando?  O geógrafo Luiz Ugeda, implacável, afirma que o Brasil “sequer está mapeado completamente na escala de 1:100.000, mínima para planejamento, sendo suas principais lacunas exatamente na região amazônica”.

Quem possui informações está no Vale do Silício, Moscou, Pequim ou na Europa, sustenta Ugeda: “A floresta está no Brasil, mas os satélites não são nossos. O país está invertebrado, pois suas vértebras, ou melhor, seus mapas, estão expostos para estudo de cientistas fora do país”. A bailarina passa mal.

…………………………………………………………

Os predadores

Os predadores dos atuais deputados federais vão se formando, tomando cara, corpo e garras afiadas para 2022. Na região de Ji-Paraná, o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB), em Ariquemes Thiago Flores (PSL), em Vilhena Melki Donadon (PDT), em Porto Velho quem não levar a prefeitura na eleição de novembro, estará na cola das vagas dos federais eleitos pela capital. O interior vivenciará grandes batalhas na região central, Cone Sul e Vale do Jamari. Disputas empolgantes.

Filho lançado

O ex-deputado estadual Hermínio Coelho, que foi presidente da Assembleia Legislativa desistiu da candidatura a vereança e lançará seu filho, debutando na política,  ao cargo. Possivelmente Hermínio também não entrará na peleja a prefeitura de Porto Velho se resguardando para tentar a volta ao Poder Legislativo estadual em 2022, apostando na sua base formada perante o funcionalismo público e nos bairros operários.

Setor cultural

O segmento o cultural de Porto Velho está se unindo para eleger o ativista Carlinhos Maracanã, com  larga folha de serviços prestada na capital rondoniense. O setor tem necessidade de emplacar um representante comprometido que lute pelas causas dos artistas locais, de cantores a artesões, de pintores ao pessoal do artesanato, artistas plásticos e o movimento negro. As primeiras reuniões focam uma coesão de esforços em torno de Maracanã. 

A renovação

Os atuais vereadores, tanto os cabaços, como os macacos velhos estão com medo das urnas. A maioria queria se safar do pleito da pandemia em novembro com a prorrogação de mandatos. Pela inoperância, rejeição da classe política e o coronavirus, estima-se uma renovação superior a 60 por cento das cadeiras dos vereadores na capital rondoniense. Por isto tantos nomes novos, principalmente lançados pelos partidos de esquerda.

A cirandinha

O que teria ocorrido para um mandatário de um certo estado da Amazonia pular cirandinha com um deputado estadual que ele queria ver preso há poucos meses e que tramava seu impeachment? O ex-inimigo já percorre o interior como um carrapato nas andanças do referido governante. Algum “rabo” daqueles grandes deve ter descoberto para mudança de comportamento tão repentina, pois os dois até então antagonistas, se tornaram inseparáveis. Coisa de louco!

Via Direta

*** Os partidos de esquerda já estão nas ruas, o PT com Ramon Cajuí, o PC do B com Samuel Costa *** Já, o PSOL ainda não se manifestou. Pimenta de Rondônia está com a faísca atrasada na temporada *** Eventos juninos e as festas agropecuárias foram todas adiadas por causa do coronavirus. Grandes prejuízos para bares, hotéis e restaurantes *** O governador Marcos Rocha já costura acordos com prefeitos para seu projeto de reeleição. Está bem próximo de Eduardo Japonês (Vilhena) e Thiago Flores (Ariquemes) *** Aliás, ambos são cotados para vice no pleito de 2022, já que o atual vice foi desconjurado, logo depois que Rocha assumiu o cargo *** Os vices de governadores e prefeitos tem se tornando sinônimos de encrencas já que ficam de olho gordo no posto dos titulares.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas