Porto Velho/RO, 10 Abril 2024 23:53:28
Diário da Amazônia

Nível do Machado sobe e famílias já deixam suas casas

Dezenas de famílias que residem em áreas de risco estão sendo monitoradas pelas Defesa Civil.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/01/2019 às 08h22min | Atualizado 15/01/2019 às 09h01min

Seis famílias tiveram que ser socorridas e retiradas de suas casas durante o final de semana em Ji-Paraná. Os rios Machado e Urupá transbordaram e a água invadiu as residências. Dezenas de famílias que residem em áreas de risco estão sendo monitoradas pelas equipes da Defesa Civil, que é formada por membros do Corpo de Bombeiros e Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Saúde e Meio Ambiente.

Quem está em área de risco já conta com o apoio para que possam deixar suas casas. – Foto: Divulgação

As áreas consideradas de risco compreendem parte do bairro Primavera, São Francisco, Centro, Casa Preta, Urupá, Novo Ji-Paraná, Vila Jotão e Duque de Caxias. No último domingo (13), quatro famílias foram socorridas pelas equipes e acomodadas no Ginásio Gerivaldão, outras duas foram socorridas e abrigadas em casas de parentes.

Ontem (14) pela manhã, outras duas famílias já haviam solicitado resgate e, segundo informou Meire Zanetin, que coordena a Defesa Civil, há pelo menos outras três famílias na iminência de terem suas casas atingidas pela enchente.

Na última aferição realizada às 8h de ontem (14) no rio Machado, o nível pluviométrico atingiu os 10,98 metros e está quase 50 centímetros acima da margem de segurança.  “Estamos torcendo para  que ocorra uma diminuição do nível das águas já nesta terça-feira. Porém, como o período de inverno amazônico o tempo é sempre muito inconstante estamos com todas as equipes prontas para atender todas as situações que forem necessárias”, garantiu Meire.

ABRIGOS

A secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Reigota, lembrou que a prefeitura por meio de seus órgãos, está acolhendo todos os desabrigados oferecendo local seguro, mantimentos, roupas e colchões, visando minimizar o sofrimento dessas famílias. Outra informação prestada pela secretária é que as famílias seriam transferidas e alojadas no Ginásio Adão Lamota ainda na manhã desta ontem (14).



Deixe o seu comentário