Porto Velho/RO, 18 Março 2024 22:49:03
Diário da Amazônia

Nível do rio Machado diminuiu quase meio metro em 15 dias

A metragem da água é enviada três vezes ao dia para a central da Agência Nacional de Águas (ANA).

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/09/2020 às 14h37min

Foto: Divulgação

O nível do rio Machado que divide o município de Ji-Paraná em dois distritos (1º e 2º), registrou na manhã desta terça-feira (15), o seu mais baixo volume de águas dos últimos 15 anos. A queda chega a meio metro entre o dia primeiro e 15 de setembro, e preocupa bastante as autoridades, em especial, na sua navegação e a pesca. A metragem da água é enviada três vezes ao dia para a central da Agência Nacional de Águas (ANA).

Queda

A baixa nível do rio Machado, começou a acelerar no início deste mês quando dia primeiro registou 6.41cm. No dia cinco (sábado), declinou para 6.38cm, e cinco dias depois marcou 6.30cm (10/9). Nos dias seguintes foi descendo para 29, 23 e 22cm seguidamente. Entre segunda-feira (14) e terça-feira, a diminuição no volume de água foi 10cm.

O presidente licenciado da Colônia de Pescadores (Z9) de Ji-Paraná, Manoel Batista disse está acompanhando esse efeito sanfona do rio Machado, mais também concordou se tratar de uma das maiores secas do principal rio do município. Ele lembrou que os mais prejudicados são os pescadores e suas famílias que sobrevivem, praticamente, só com o rendimento da pesca, e ainda, mais em decorrência da pesca clandestina que praticamente não enfrenta nenhuma fiscalização por parte das autoridades competentes” declarou.

Perigos

O Corpo de Bombeiros do município, vem constantemente alertando a população para os perigos que oferece o rio Machado, nessa época de seca. A corporação lembra que além da pesca ser prejudicada, ocorre o aparecimento de ilhotas e muitas pedras que pode causar acidentes envolvendo embarcações, principalmente, durante a noite. Também é solicitado a diminuição da frequência de banhistas nos finais de semanas. Há pouco menos de 15 dias, um jovem de 18 anos, morreu no machado, vítima de afogamento.



Deixe o seu comentário