Porto Velho/RO, 24 Março 2024 06:55:53
Diário da Amazônia

Nível do rio Machado sobe e já atinge bairros em Ji-Paraná

A régua de monitoramento no rio Machado registrou 10,50 metros ontem (26)

A- A+

Publicado: 27/02/2020 às 09h52min

Foto: divulgação

As constantes chuvas das últimas semanas nas cidades de Pimenta Bueno e Cacoal, local onde fica situada a cabeceira do rio Machado resultou na subida do nível na região de Ji-Paraná no decorrer de janeiro e início deste mês. No final da manhã de terça-feira (25), a régua marcava 10.30cm alagando ruas e casas localizadas nos bairros situados nos pontos baixos, e próximo do meio-dia de ontem, a régua registrava 10.50cm, se aproximando dos 11 metros.

Nesta quarta-feira, a coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanetin afirmou que nenhuma família pediu apoio ao órgão e/ou ao Corpo de Bombeiros em busca de ajuda. Segundo ela, geralmente, esses pedidos acontecem quando o nível do Machado chega aos 10.50cm. “Estamos em alerta, e até o momento, nenhum chamado foi registrado”, afirmou.

Mesmo sem chamadas de socorro, moradores de alguns bairros já começam a viver o problema do inverno amazônico como partes dos bairros Urupá, Primavera, Dom Bosco, Centro, Casa Preta, Duque de Caxias, São Francisco entre outros. A Defesa Civil garantiu que em caso de necessidade, todas as famílias atingidas pela cheia do rio Machada terão o devido apoio. O comandante do Corpo de Bombeiro local, José Aparecido ‘Dos Santos’ informou ainda não ter registrado chamada de emergência.

Semas

Também no final da manhã de ontem, o servidor e assistente social da secretaria de Assistência Social (Semas), Marco aurélio informou que a titular, Sônia Reigota já determinando a mobilização da equipe no intuito de se preparar, para caso necessário, prestar a devida assistência às possíveis famílias desabrigadas, em especial para crianças, adolescentes e idosos. Caso seja, necessário, as famílias ficarão alojadas no ginásio municipal Adão Lamota, localizado no bairro Nova Brasília.

Fonte: Assessoria



Deixe o seu comentário