Porto Velho/RO, 24 Março 2024 18:57:57
Diário da Amazônia

Nível do rio Madeira baixa mais de 4 metros em sete semanas

  O nível do rio Madeira baixou 4,43 metros em sete semanas na capital Porto Velho, segundo boletim de acompanhamento da bacia do..

A- A+

Publicado: 06/07/2020 às 17h23min

 

O nível do rio Madeira baixou 4,43 metros em sete semanas na capital Porto Velho, segundo boletim de acompanhamento da bacia do Madeira, da Agência Nacional de Águas (Ana).

Em 14 de maio, o rio marcava 11,34 metros na estação perto do centro de Porto Velho. Já nesta segunda-feira (6) o nível da água era de 6,91 metros.

Comi a queda abrupta no nível do Madeira nas últimas semanas, autoridades estão monitorando diariamente o volume de água.

Isso porque no período da seca é preciso redobrar a atenção durante a navegação, pois bancos de areia se formam ao longo do leito e isso pode provocar acidentes.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do rio está abaixo da média para essa época do ano.

“O rio está cerca de três metros abaixo do considerado normal para ele. No fim de junho o rio chegou a seis metros e meio, por exemplo”, diz Hérculys Castro, engenheiro hidrólogo do CPRM.
A partir da segunda quinzena de julho, segundo estimativa do CPRM, o Madeira deve chegar na cota de quatro metros. “É uma cota que a Delegacia Fluvial de Porto Velho já estabelece restrições para navegações, por causa dos bancos de areia”, afirma Hérculys.

Em setembro, o Madeira deve chegar nas cotas mínimas e críticas, entre 2,80m e 1,60m.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário