Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:34:08
RONDÔNIA

Nível do Rio Madeira chega aos 14 metros

Defesa Civil Municipal pode decretar estado de alerta a qualquer momento.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/12/2018 às 06h00min | Atualizado 31/12/2018 às 09h49min

Divulgação Diário da Amazônia

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho continua monitorando o nível do rio Madeira, que já passa dos 14 metros. O Rio Madeira registrou a marca de 14 metros e 72 centímetros, por agentes da Defesa Civil, durante a manhã do domingo (30) em Porto Velho. Com o aumento do nível, o prefeito Hildon Chaves determinou que comece os preparos para a “Sala de Situação”.

A determinação é para as equipe da Defesa Civil ficar em alerta e dar atenção total para que as famílias ribeirinhas não fiquem desamparadas em caso de necessidade.

O município já tem elaborado um plano de contingência, que inclui medidas como a conscientização das famílias que insistem em ficar em áreas de risco, cadastro de famílias, retirada de moradores, abrigo para os populares e apoio psicossocial, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Com a subida no nível do rio, A Defesa Civil municipal vai passar a intensificar fiscalização nas áreas onde estão as famílias ribeirinhas, que são as primeiras a serem atingidas com a subida das águas do rio.

De acordo com o gerente de Operações da Defesa Civil, Rogério Félix, se o rio continuar a subir o estado de alerta será decretado pelo prefeito Hildon Chaves.

Sala de Situação

A sala de situação é uma estrutura organizacional composta por varias secretarias, que se reúnem constantemente para que respostas rápidas sejam dadas em casos de uma enchente.

Nessas reuniões são dadas as respostas às demandas das comunidades atingidas pela cheia do Rio. São tarefas direcionadas a todas as Secretarias que auxiliam nas ações de atendimento à população.

A cada reunião é passado um conjunto de tarefas a serem cumpridas, cuja prestação de contas é feita na reunião subsequente.



Deixe o seu comentário