Porto Velho/RO, 21 Março 2024 02:32:51
RONDÔNIA

Nível do rio Madeira deve se estabilizar, garante Sipam

Apesar das condições climáticas desfavoráveis e do volume de chuva estar acima da média nos rios que influenciam o Madeira, a..

A- A+

Publicado: 02/02/2015 às 08h42min | Atualizado 28/04/2015 às 07h45min

Volume de águas do Madeira deve oscilar entre 15,00 e 15,60 cm, em fevereiro

Volume de águas do Madeira deve oscilar entre 15,00 e 15,60 cm, em fevereiro

Apesar das condições climáticas desfavoráveis e do volume de chuva estar acima da média nos rios que influenciam o Madeira, a previsão do Centro Regional de Porto Velho do Sistema de Proteção da Amazônia (CR-PV/Sipam) é de que o nível do rio se eleve em ritmo lento e se estabilize nos próximos 10 dias. Uma nova cheia não é descartada. Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Abunã e Porto Velho ainda permanecem nos limites das zonas de atenção.

O volume de chuvas na bacia do rio Madeira no centro-norte (região do rio Beni) e nordeste (região do rio Mamoré), ocorridas nos últimos dias, está acima da média, indicando que o nível do Madeira poderá sofrer novo repique. “Até esse momento, o cenário não indica o alcance da magnitude dos índices de 2014, mas temos de continuar o monitoramento para que seja possível fazer novas afirmações”, esclareceu a coordenadora Operacional do CR-PV, Ana Strava.

De acordo com a tabulação dos valores de chuva registrada pelo sensor satelital TRMM, diariamente enviada pelo CR/PV para a Defesa Civil, pode-se avaliar as condições dos rios. O nível em Guajará-Mirim deve manter-se em ascensão, acompanhando a cota de permanência de 10% para o período. Nesse contexto, o município e demais aglomerados devem ficar em estado de atenção até meados de fevereiro. A projeção aponta ainda que o nível tende a oscilar entre 9,90 a 10,11 m nesse período, na régua de Guajará-Mirim, permanecendo nos limites da cota de atenção.

O prognóstico do Sipam indica que para os próximos dias o nível do rio Beni deve manter-se em ascensão, porém devido à redução das chuvas é possível que o volume de águas do rio Madeira em Porto Velho permaneça oscilando entre 15,00 e 15,60 cm na primeira quinzena de fevereiro. Esse nível corresponde à zona de atenção para as cidades de Nova Mamoré, Abunã e Porto Velho.

Apesar dos transtornos que a elevação dos rios pode ocasionar, o Sipam informa que continua com o trabalho diário e constante de acompanhamento em conjunto com os órgãos parceiros. Emitindo boletins climáticos meteorológicos e hidrológicos e participando de reuniões a fim de informar à sociedade em geral e às autoridades, com a maior antecedência possível, tentando assim amenizar os prejuízos ocasionais desse novo período de cheia.



Deixe o seu comentário