Porto Velho/RO, 23 Março 2024 01:02:34
RONDÔNIA

Nível do rio Madeira oscila e registra baixa, segundo ANA

O nível do rio Madeira, em Porto Velho, registrou ontem 15,19 segundo Agência Nacional de Água (ANA). De acordo com a agência, na..

A- A+

Publicado: 12/02/2015 às 03h30min | Atualizado 28/04/2015 às 13h14min

O nível do rio Madeira, em Porto Velho, registrou ontem 15,19 segundo Agência Nacional de Água (ANA). De acordo com a agência, na última segunda-feira o manancial estava em 15,14, na terça-feira estava 15,24.

Na última terça-feira, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que a cheia de 2015 no Madeira deve ter proporções menores que a registrada no ano passado.

Ao participar de uma videoconferência realizada com a participação de representantes do CENAD/SEDEC (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), Defesa Civil do Acre e Rondônia (estaduais e municipais), PRF (Polícia Rodoviária Federal), CPRM (Serviço Geológico do Brasil), ANA (Agência Nacional de Águas) e Sipam, o meteorologista do Sipam, Marcelo Gama, o período chuvoso continua, com prognóstico para a bacia mais à montante do rio Madeira (na região dos rios Beni e Mamoré especialmente) de chuvas acima do padrão climatológico para o período, porém abaixo dos níveis de 2014. Sendo que no mês de março, a previsão é de que as chuvas voltem ao normal nessas regiões e, consequentemente, o nível do rio também tenha reflexo com o menor volume de água a ser escoada.

Ainda na reunião, a Agência Nacional de Águas tirou dúvidas sobe o monitoramento nas BRs, em relação à regra de operação das usinas hidrelétricas, que é de responsabilidade da própria ANA e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Segundo os técnicos da Agência, a cota máxima é proposta levando em conta a parte mais baixa da BR. E confirmando-se o menor volume de águas vindas das chuvas, a preocupação de interrupção de tráfego nas rodovias se minimiza para o Estado do Acre e para Guajará-Mirim (RO).



Deixe o seu comentário