Porto Velho/RO, 26 Março 2024 02:01:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 30/09/2018 às 07h17min

A- A+

No último debate só tivemos propostas repetitivas. Nada de novo.

Em busca da moderação O episódio em que se conheceram o veterano deputado Jair Bolsonaro e o então petista Dias Toffoli, novo..

Em busca da moderação

O episódio em que se conheceram o veterano deputado Jair Bolsonaro e o então petista Dias Toffoli, novo presidente do STF, deveria motivar a reconquista da serenidade e da concórdia que o Brasil perdeu com a briga sectária entre “coxinhas” e “mortadelas”. Na época, em viagem à Amazônia para conhecer o Sivam, segundo Toffoli, durante cinco dias de viagens eles tiveram um relacionamento de convivência e compreensão.

Hoje, com o temperamento moderado de vez pelas responsabilidades, Toffoli assume a instância máxima da Justiça brasileira. Bolsonaro se cacifou a ponto de disputar a Presidência e se chegar ao Palácio do Planalto terá que se moderar, por exigência do cargo. Ninguém o verá dando “tiros” infantis nas audiências com chefes de Estado estrangeiros.

A forma amistosa com que Dias Toffoli e Jair Bolsonaro se conheceram deveria ser o Norte a seguir para tirar o Brasil do atraso e da estagnação. Seria a inauguração do espetáculo democrático em que as divergências são tratadas via debate respeitoso e apreço à verdade.

O atual domínio das fake news, recheando a campanha eleitoral de monstruosidades como a guerrilha viral e os robôs multiplicadores de mentiras, só poderá levar a um resultado: a morte da democracia e o fim das chances de unir o Brasil em proveito de todos. Moderar é preciso.

…………………………….

Deixando a desejar

Se o caro leitor comparar o nível dos debates dos candidatos ao governo de Rondônia na jornada 2018 com os postulantes de quatro anos atrás, vai sentir uma baita diferença. No debate da Record na sexta-feira, afora alguns lampejos de Vinicius Miguel, a troca de patadas entre os coronéis, alfinetadas em Maurão e Expedito, só tivemos propostas repetitivas. Nada de novo.

A retomada

O candidato Acir Gurgacz (PDT) que não participou do confronto realizado pela TV Record na sexta-feira, justificou a ausência perante a emissora, com nota alegando que estava cuidando do seu registro em Brasília e que retomaria campanha ainda no sábado. Na ausência do pedetista, o vice Neodi Carlos comandou as visitações no interior do estado.

Clima de eleição

A uma semana da eleição, o clima eleitoral finalmente ganhou as ruas. As garagens e locadoras de carros faturaram alto com as eleições em Porto Velho. Só um partido alugou uns 50 veículos para a campanha e já não temos mais caminhonetes para alugar na praça. Esta tudo nas mãos dos políticos com recursos do fundo partidário. O MDB formou uma poderosa frota.

Edição Especial

O Diário vai circular com edição especial neste aniversário de Porto Velho, que comemora 104 anos, neste 2 de outubro. Nossa equipe comandada pelo editor Marcelo Freire e nosso Diretor Comercial Paulo de Tarso, caprichou para levar ao nosso público um caderno contendo as grandes nuances do município e sua trajetória de progresso e desenvolvimento.

No ranking

Na região Amazônica, Porto Velho é a terceira maior cidade em termos populacionais, perdendo apenas para as capitais Manaus (AM) e Belém e tendo no seu cangote, a cidade de Ananindeua (PA), com quase a mesma densidade demográfica. A diferença é de menos de vinte mil habitantes, uma espécie de empate técnico. Ananindeua fica na região metropolitana de Belém.

Via Direta

*** Na reta final de campanha, a estratégia é lascar o pau no candidato Maurão de Carvalho (MDB) e descer o porrete também em Expedito (PSDB) *** Os concorrentes mostraram isto bem claro no debate da TV Record na última sexta-feira *** Trocando de saco para mala: Os buracos estão voltando às ruas da capital *** Na falta de providências, com as chuvas vão se transformar em crateras lunares *** Esta chegando e é aguardada com expectativa a última pesquisa Ibope ao Governo e ao Senado.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas