porto velho - ro, 12 Junho 2019 20:59:26

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 09/05/2019 às 08h52min | Atualizado 09/05/2019 às 08h58min

A- A+

Nos últimos anos vários secretários foram condenados por desvios

Aos olhos do globo À parte os desgastantes e desagregadores bate-bocas em torno da falsa questão “globalismo x nacionalismo”, o..

Aos olhos do globo

À parte os desgastantes e desagregadores bate-bocas em torno da falsa questão “globalismo x nacionalismo”, o interesse nacional brasileiro deve estar acima de todos, o que não significa ignorar que a convivência entre vizinhos, fornecedores e clientes exige respeito mútuo  e arbitragem.

Nenhuma nação, sequer a fechada Coreia do Norte, furta-se ao reconhecimento de que é impossível assegurar interesses nacionais sem respeitar as regras internacionais. A Venezuela está profundamente desunida, mas os dois lados anseiam e se esforçam por tecer boas e saudáveis relações internacionais depois que o pesadelo acabar.

Dois dados importantes reforçam a qualidade com que a Amazônia encara a globalização e a necessidade de aprimorar relações com governos e empresas do exterior. No caso da feira Rondônia Rural Show, a coordenação se mostra especialmente satisfeita com a presença de interessados de sete países com os quais há grande interesse em ampliar e fortalecer relações.

Outro ponto importante é que há pouco a cidade de Manaus foi escolhida por unanimidade para sediar a próxima edição do Fórum Global dos Governadores para Climas e Floresta (GCF), em 2020. Neste ano, o Fórum se reuniu em Florência, na Colômbia.

………………………………………….

Mesmo palanque?

Já é possivel imaginar o ex-governador Ivo Cassol (PP), o ex-senador Expedito Junior (PSDB) e o atual senador Confucio Moura (MDB) pulando cirandinha no mesmo palanque, no projeto de reeleição do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB). Afinal de contas, todos os três contam com indicações no primeiro escalão do Palacio Tancredo Neves.

Baita aliança

Vai se configurando uma baita coalizão para enfrentar a oposição, principalmente o poderoso oposicionista Leo Moraes (Podemos) que engoliu os deputados federais Mariana Carvalho e Mauro Nazif nas urnas e vai se apresentando como o nome mais vitaminado contra o alcaide da capital. Lembrando, que tratando-se de Porto Velho, os favoritos sempre levam pau e nada deve ser descartado.

Mais abalos

As condenações do ex-presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB), cujas sentenças já chegam a 18 anos de prisão é mais um abalo para o Poder Legislativo de Rondônia. Mesmo atualmente com boas ações da gestão atual, como audiências para combater o feminicidio e a fiscalização das barragens, convenhamos, a casa de leis tem um passado de lascar.

Outro perfil

Sobre as condenações de cinco ex-presidentes da Assembléia Legislativa chegou-se a comentar qual seria o destino do atual mandatário da Casa de Leis, Laerte Gomes (PSDB). Diria que se trata de outro perfil: ele ficou fora das confusões no seu primeiro mandato é bem articulado e neste segundo mandato galgou a presidência do Parlamento estadual. Laerte esta longe da vala comum.  

A roubalheira

As grandes roubalheiras nas esferas municipais e estaduais ocorrem nas pastas da saúde. Nos últimos anos vários secretários foram condenados por desvios, superfaturamento e outros ilícitos. Entre eles, Wilians Pimentel que mesmo já mostrando os dentes na prefeitura de Porto Velho em anos passados acabou indicado para a saúde estadual na era Confucio. Nos últimos dias mais dois ex-secretários se enrascaram com a justiça.

Via Direta

*** Depois de anos revi o amigo Dr. Kurt Itamar, dos velhos tempos quando articulava discursos inflamados na política rondoniensee *** O gaucho esta aposentado da política, mas ainda acompanha tudo com atenção na terrinha *** O mês de abril foi sofrivel para os negócios imobiliários, mas maio já apresentou alguma melhora na capital *** Já, os principais supermercados não se queixam das vendas ***As duas unidades dos Gonçalves na Jorge Teixeira, por exemplo, estão bem frequentados, às vezes lotados.  


Escreva um comentário

Arquivos de colunas