Porto Velho/RO, 29 Março 2024 06:03:26
Diário da Amazônia

‘Nossos grupos de quadrilhas são respeitados em todo o Brasil’

Chegamos ao meio do ano! Já? Como passa rápido! Ainda não digerimos a não realização dos desfiles das escolas de samba e já nos..

A- A+

Publicado: 02/06/2019 às 05h00min

Chegamos ao meio do ano! Já? Como passa rápido! Ainda não digerimos a não realização dos desfiles das escolas de samba e já nos deparamos com outro problema, que pode prejudicar mais um segmento da cultura popular em nossa cidade.

Hoje é dia 2 de junho, o mês das festas juninas e até agora nada foi decidido sobre a participação dos grupos de quadrilhas e bois-bumbás no Arraial Flor do Maracujá 2019.

O que temos de positivo, é que a Sejucel realiza na tarde/noite deste domingo dia 2, o lançamento oficial da festa, em coquetel à imprensa e convidados, às 18h no Centro de Atendimento ao Turista – CAT que fica no 1º piso do Porto Velho Shopping.

Na realidade, o coquetel da Sejucel, vai servir como parâmetro para avaliarmos o poder de convencimento do nosso amigo superintendente Jobson Bandeira.

Pelo menos até o fechamento desta coluna, ontem pela manhã, os grupos filiados à Federon estavam postando nas redes sociais que não iriam à festa de Lançamento do Flor do Maracujá promovida pela Sejucel.

Se alguns desses grupos comparecerem e se apresentarem no CAT hoje à tarde é sinal que a paz voltou a reinar entre Federon e Sejucel e o Flor do Maracujá 2019 vai acontecer em sua plenitude.

De qualquer maneira, nossa equipe marcará presença no shopping hoje à tarde, para cobrir jornalisticamente o lançamento do Arraial Flor do Maracujá.

Garantido mesmo, só tem a apresentação da Cia de Dança Yaporanga que por si só, é um espetáculo magnífico.

Durante oito noites, (a nona foi ontem), assisti as apresentações dos grupos folclóricos no Arraial Flor de Cacto e posso garantir, que caso Federon e Sejucel não entrem em acordo, o público de Porto Velho que gosta do Flor do Maracujá, vai deixar de assistir espetáculos maravilhosos.

Se no Flor de Cacto as Juninas se apresentaram espetacularmente, imaginem se fosse para o Flor do Maracujá.

Todos os grupos que se apresentaram no Flor de Cacto levaram o público ao delírio, uns mais outros menos.

Destacamos as apresentações das quadrilhas Mocidade Junina, Tradição, A Roça é Nossa Mirim, Nova Junina do Orgulho e em especial a Flor da Primavera.

Isso não quer dizer que a apresentação da Rosa Divina foi ruim muito pelo contrário, apenas ela foi prejudicada pelo desaparecimento de última hora, do celular no qual estavam salvas as músicas ensaiadas para aquela apresentação. Outra que fez boa apresentação foi a Matutos do Guaporé.

Os nossos grupos de quadrilhas, hoje são respeitados em todo o Brasil, pois, participam dos concursos nacionais realizados pela CONFEBRAQ, basta lembrar que já trouxeram para Rondônia título de Melhor Casal de Noivo do Brasil assim como Rainha da Diversidade Nacional.

Como é que podemos admitir um evento folclórico como o Arraial Flor do Maracujá sem as juninas JUABP, Rádio Farol, Girassol das Três Marias, Rosa Divina, Matutos do Guaporé, Flor da Primavera, Rosas de Ouro, Mocidade Junina, Nova Junina do Orgulho, Jucadiro e Matutos do Socialista entre outras.

Sem os bois bumbás Corre Campo, Diamante Negro, Az de Ouro, Marronzinho, Manhoso, Teimoso, Tira Teima e Vencedor.

Sei que a Sejucel, pelo menos até a manhã de ontem, estava negociando trazer os bois de Guajará Mirim Malhadinho e Flor do Campo além de grupos de quadrilhas do município amazonense de Humaitá para se apresentarem durante os dez dias do Arraial Flor do Maracujá. Será que o público vai prestigiar essas apresentações. Tenho minhas dúvidas!

Ainda dar tempo. Vamos sentar e entrar em acordo e assim, realizar um grande Flor do Maracujá!

22º Arraial Flor de Cacto,

A noite dos campeões

Termina na noite deste domingo a 22ª edição do segundo maior arraial junino de Porto Velho o Flor de Cacto, com a premiação (em dinheiro), dos grupos que se classificaram entre os primeiros, na disputa que aconteceu durante as dez noites de Arraial.
De acordo com declaração do coordena dor do festival, folclorista João Alves a apuração começa impreterivelmente as 10 horas da manhã deste domingo 02. “Pode não ter nenhum representante de grupo para acompanhar a abertura dos envelopes com as notas dos jurados que mesmo assim, vamos começar. Até às 11 horas, quero divulgar e proclamar os vencedores” disse Joãozinho.

PREMIAÇÃO

O presidente Clodoaldo Matos com a presença de autoridades municipais e estaduais, procederá a premiação dos grupos classificados até o quarto lugar, as 20 horas no palco montado no Campo 1º de Maio local aonde acontece o 22º Arraial Flor de Cacto. “A premiação é no valor de R$ 15 Mil rateados entre os quatro primeiros, sendo que o 1º lugar vai ganhar R$ 4 Mil”, disse Clodoaldo Negaça.

OS GRUPOS DE SEXTA FEIRA

O público que literalmente lotou as arquibancadas do Flor de Cacto, na noite da última sexta feira 31, foi agraciado com dois espetáculos, proporcionados pelas Juninas A Roça é Nossa – Mirim e Junina Flor da Primavera – Adulta.

A ROÇA É N OSSA

O primeiro grupo a pisar na arena do Campo 1º de Maio, foi a mirim A Roça é Nossa que já chegou impactando, através do show do seu marcador, o garotinho Júlio que envolveu todo mundo que estava nas arquibancadas. A meninada dançou numa empolgação fora do comum e a cada personagem apresentado, recebia mais e mais aplausos. Destacamos além do marcador Júlio o show da Rainha Rauana Brito, uma apresentação perfeita. O público foi ao delírio quando o Casal de Velho começou a se apresentar, o Velho Arthur e a Velha Júlia devem ter no máximo cinco anos de idade e mesmo assim, deram um show de dança.

A Roça é Nossa Mirim é fortíssima candidata ao título de melhor do 22º Arraial Flor de Cacto em sua categoria.

FLOR DA PRIMAVERA

Festejando São João, a quadrilha do bairro Caladinho dirigida pela folclorista Dona Francisca, entrou na arena com a garra de quem reaalmente estar em busca do título de campeã. Ano passado a Junina Flor da Primavera conquistou o 2º lugar, este ano, segundo sua coordenação, o objetivo é conquistar o 1º lugar.

Essa pretensão não está difícil de acontecer, pois a quadrilha dançou sem parar durante 48 minutos e teve como grande destaque o marcador Gerson Alves, o casal de Noivos Cezar e Beatriz com o destaque maior para o show da Rainha Hilari Sindel sem sobra de dúvida, uma das melhores apresentações de rainha que aconteceu no Flor de Cacto nos últimos anos.

O Cangaço da Flor da Primavera também proporcionou aos presentes, um superespetáculo com destaque especial para o casal Lampião e Maria Bonita. Parabéns ao coreografo Roni pela belíssima apresentação da quadrilha, que como já dissemos, é dirigida pela Dona Francisca.



Deixe o seu comentário