
Vimos por meio desta, em razão das notícias de suspensão dos serviços de coleta de lixo nos hospitais públicos e denúncias na mídia, informar que o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) através do Departamento de Fiscalização visitará as unidades de saúde para averiguar as reais condições de acondicionamento do lixo hospitalar.
Leia também: Sistema de saúde de Rondônia poderá ir ao caos por embaraços causados por empresa ambiental
O risco de transmissão de doenças e contaminação, tanto de pacientes quanto de profissionais da saúde expostos a essa situação, é altíssimo e de grande preocupação para este Conselho.
Entendemos que se faz necessário e urgente, esclarecimentos e orientações sobre as medidas tomada pelos gestores para garantir que sejam seguidas fielmente as normas específicas de acondicionamento e descarte do material hospitalar.
Caso encontrado irregularidades os ambientes fiscalizados estarão sujeitos a interdição ética.
*Cremero