Porto Velho/RO, 26 Março 2024 21:17:22

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 13/06/2019 às 10h13min

A- A+

Nova corrida imigratória atinge EUA e brasileiros engrossam fila

Pela sustentabilidade Nunca tanta informação circulou como na atualidade – e com o avanço da inclusão digital maior será o acesso..

Pela sustentabilidade
Nunca tanta informação circulou como na atualidade – e com o avanço da inclusão digital maior será o acesso aos fatos. No entanto, em meio a essa carga inédita de informações circulam toneladas de desinformação, agravada pela polarização brasileira.
A prática insana das fake news vem prejudicando a Amazônia há séculos. O próprio nome da região vem de uma notícia fantástica que alcançou a Europa e jamais pôde ser comprovada: a lenda grega das amazonas transformada em atração sul-americana quando invasores espanhóis atacados por índios de longos cabelos os confundiram com mulheres guerreiras.
Uma lenda atual reza que o agronegócio brasileiro é o grande responsável pela destruição da floresta, mas como a verdade liberta, ela também pode informar com qualidade. A preservação florestal é vital para o agronegócio porque “parte da água usada pela agricultura tecnificada que se faz em SP e no PR vem das chuvas que têm origem na Amazônia”.
O caminho a trilhar já está bem claro: é conciliar a preservação com o melhor aproveitamento dos recursos naturais em benefício dos povos amazônicos e da economia nacional. O nome disso é sustentabilidade.
……………………………………

A imigração
Com a recuperação econômica dos Estados Unidos, uma nova corrida imigratória atinge aquele País. O desembarque de imigrantes de mais de 30 países usando o México como corredor aumentou em 500 por cento e o Brasil esta na lista dos principais “exportadores” deste contingente em busca de novas oportunidades. A situação tem revoltado o truculento presidente Donald Trump.

A desilusão
Com o desemprego batendo forte em Rondônia, o estado funciona como uma “Ceasa” da imigração para o EUA. Venezuelanos e africanos passam por aqui e desiludidos com opções de postos de trabalho tratam de caçar rumo para os Estados Unidos juntamente com brasileiros. O México, sob ameaça de retaliações estadunidenses já pede o auxilio do Brasil para conter a imigração.

Como as nuvens
A política muda de forma e tamanho, como as nuvens, já falavam sapientes políticos mineiros e paulistas em décadas passadas. Foi o que se viu na Assembléia Legislativa, onde muitos deputados que queriam a pele do governador Marcos Rocha (PSL) para fazer tamborim – até impeachment tramavam – e agora muitos se mostram dóceis como afaveis gatinhos ronronando.

Até ricaços!
A Ceron, agora controlada pelo Grupo Energisa, segue a sua saga na busca aos caloteiros, aplicando multas e cobrando atrasados em Porto Velho. Terá muito trabalho pela frente, pois por aqui existem ligações clandestinas desde humildes residências a mansões, do pobre ao nobre! Uma estimativa recente dava conta de mais de 30 mil ligações “gatos” na capital, inclusive de ricaços.

Coisa dos políticos
Já foram quatro pedidos de impeachment contra o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves rejeitados e em alguns casos até desmoralizados, pois a intenção invariavelmente era de chantagear e fazer uns “vales” no alcaide com negociatas das mais diversas. Em alguns casos, os políticos pedem impeachment na segunda e na terça correm para vender o voto.

Via Direta
*** Na reta final, a construção do Plano Diretor de Porto Velho segue com oficinas tendo a revisão final uma audiência pública no próximo dia 27 na Assembléia Legislativa *** O ex-deputado estadual Ribamar Araujo acelera a campanha a prefeito em Candeias que terá eleição no próximo dia 7 de julho *** Com o verão diminuíram as pedradas no prefeito Hildon Chaves (PSDB) em vista de tantas frentes de trabalho em andamento *** Otimista, o PT prevê uma boa recuperação nas urnas na capital elegendo pelo menos três vereadores.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas