Porto Velho/RO, 02 Setembro 2021 17:12:11
Saúde

Nova técnica pode rejuvenescer células e deixar idosos mais resistentes à Covid-19

Pesquisadores identificaram a via molecular que o corpo humano usa para identificar e produzir anticorpos contra novos patógenos

Por CT
A- A+

Publicado: 02/09/2021 às 17h07min | Atualizado 02/09/2021 às 17h11min

Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel descobriu uma maneira de everter o envelhecimento natural das células do sistema imunológico, o que pode tornar os idosos mais resistentes à Covid-19.

Os pesquisadores identificaram a via molecular que o corpo humano usa para criar células B, que o sistema imunológico usa para identificar e produzir anticorpos contra novos patógenos. Normalmente, o corpo reduz a produção de células B com o passar do tempo, mas suprimir um determinado hormônio pode desencadear a produção.

Embora a equipe ainda precise realizar testes clínicos, seu trabalho aponta para um futuro no qual os idosos possam lutar contra os patógenos tão bem quanto os mais jovens.

Normalmente, as células B vivem pouco tempo antes de morrer e são convertidas em células B de memória de longa duração (MBC), que o sistema imunológico usa como uma espécie de registro de infecções anteriores.

Se uma célula B morrer antes de se tornar um MBC, ela será substituída por uma nova. Mas o estudo informa que essa produção de células é interrompida quando há mais MBCs ocupando espaço, tornando mais difícil para o sistema imunológico de uma pessoa mais velha aprender a se defender de novos patógenos como o coronavírus.

A fim de encontrar uma maneira de enganar o corpo e fazê-lo produzir novas células B, os pesquisadores investigaram uma das maneiras pelas quais o corpo reabastece naturalmente seu suprimento.

A equipe identificou os hormônios específicos que interromperam a produção de células B novamente e percebeu que a desativação do hormônio resulta na produção de células B extras. A ideia, no futuro, é transformar esse truque hormonal em um novo tratamento rejuvenescedor para os idosos e imunocomprometidos. (Canaltech)



Deixe o seu comentário