Porto Velho/RO, 11 Setembro 2021 10:39:46
Diário da Amazônia

Nova tecnologia da Mercedes permite que você controle o carro com a mente

Basta usar um pequeno dispositivo, que será colocado na parte de trás da cabeça

Por ZAP
A-A+

Publicado: 11/09/2021 às 10h32min | Atualizado 11/09/2021 às 10h39min

Mercedes Vision AVTR x BCI IAA21

Ao mesmo tempo que os cientistas trabalham para desenvolver implantes cerebrais para reverter danos causados por doenças, a Mercedes Benz trabalha em uma tecnologia que irá permitir controlar os carros através do pensamento. Um vislumbre do futuro será apresentado no IAA Mobility 2021 em Munique, informou a empresa.

O que já pode ser divulgado é que a tecnologia pode ser utilizada de forma simples: basta usar um pequeno dispositivo, que será colocado na parte de trás da cabeça.

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia automóvel tem vindo a se desenvolver com o objetivo de ajudar o motorista a ter acesso a todas as funcionalidades do carro sem se distrair da condução.

No caso dos carros da marca alemã, foi implementado um sistema onde o motorista poderia dizer o que pretendia, obtendo uma rápida resposta sem ter que tirar as mãos do volante. Mas a ideia de pedir ao sistema do carro para fazer uma chamada pode se tornar ultrapassada com o novo marco que a empresa pretende implementar.

No futuro, espera-se que os carro da Mercedes Benz tenham capacidade para fazer tudo aquilo que o utilizador está pensando, através da leitura das suas ondas cerebrais. Para isso, a empresa desenvolveu um dispositivo de interface cérebro-computador (BCI). O aparelho será colocado na parte de trás da cabeça do utilizador e começará a ler as ondas cerebrais, após cerca de um minuto de calibração, afirma a empresa.

Em seguida, um painel digital irá exibir vários pontos, cada um designado com uma função específica. Depois de usar o dispositivo BCI, o condutor só precisa de se concentrar no ponto que deseja. Com o aumento do foco, a atividade neuronal no cérebro irá aumentar e será registrada pelo dispositivo, que então vai ativar a função específica atribuída ao ponto.

A tecnologia está sendo integrada no Mercedes Vision AVTR, um carro-conceito apresentado na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, no ano passado.

Inspirado no filme Avatar, de James Cameron, o Advanced Vehicle TRansformation (AVTR) representa a visão da equipe da Mercedes para a mobilidade no futuro. A empresa planeja ainda adicionar aos seus veículos a tecnologia de bateria compostável, couro vegano nos interiores e um substituto orgânico para o plástico.

Com a Visão AVTR e a tecnologia BCI, a empresa trabalha para “o futuro da mobilidade em que o homem, a natureza e a tecnologia estão em harmonia”. (ZAP)



Deixe o seu comentário