Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:14:59

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/02/2019 às 07h00min

A- A+

Novas descobertas sobre a Amazônia chegam ao conhecimento público

Os desastres climáticos Diariamente novas descobertas e revelações sobre a Amazônia chegam ao conhecimento público, trazendo lições,..

Os desastres climáticos

Diariamente novas descobertas e revelações sobre a Amazônia chegam ao conhecimento público, trazendo lições, ou surpresas. Festejamos plantas e animais de características e propriedades originais ou desconhecidas que levam à perspectiva de novos produtos, com ganhos para a alimentação e a saúde, proporcionando melhor qualidade de vida para a população.

Há, porém, desastres que o bom senso recomenda prevenir antes que seja tarde. Os Andes se elevando para formar a América do Sul de hoje resultou de fenômenos naturais, mas a matança de índios na região foi ação unicamente humana (ou desumana?) e causou alterações no clima do planeta, segundo cientistas da University London, do Reino Unido.

Publicado na revista científica Quaternary Science Reviews, o estudo aponta essa intervenção como a causa da Pequena Era do Gelo que fazia o Rio Tâmisa, em Londres, congelar durante o inverno. Embora haja processos naturais que resultam em algum resfriamento, diz o estudo, “a verdade é que para obter o resfriamento total – o dobro dos processos naturais – você tem que ter essa queda no CO² gerada pelo genocídio”.

Nestes tempos de calor no Brasil, contrastando com temperaturas de até 50 graus abaixo de zero no hemisfério Norte, o debate sobre os impactos do clima se recolocam fortemente nas cogitações dos pesquisadores.

……………………………………..  

Pauta amazônica

Nas primeiras entrevistas concedidas a mídia da região Norte, o novo presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AM)  enfatizou que dará prioridade a uma pauta amazônica, entre outros assuntos a manutenção da Zona Franca de Manaus, a conclusão da BR Porto Velho a Manaus, a questão da energia de Roraima, a conclusão da rodovia Macapá-Oiapoque e para tanto buscara a unidade da bancada federal da região.

Raposões fora

Aos poucos os antigos raposões da política rondoniense vão deixando o cenário estadual para novas lideranças que vão galgando o poder. Odacir Soares, Amir Lando, Valdir Raupp, Euripedes Miranda, Marinha Raupp e tantos outros podem até retornar as disputas nos próximos anos, mas já não com a força política que detinham. No último pleito, campeões de votos e de mandatos eletivos, como Raupp, sucumbiram.

Redes sociais

Decisivas nas eleições do presidente Jair Bolsonaro e do governador Marcos Rocha, as redes sociais foram também importantes na reviravolta da eleição do presidente do Senado Davi Alcolumbre. Durante todo o processo tumultuado do pleito, o Brasil inteiro cobrou de seus senadores um voto anti-Renam. Quando mais se prolongava a eleição, mais Alcolumbre ganhava força.

É coisa de louco!

No ano passado vários prefeitos foram cassados e afastados dos seus cargos, ocorrendo novas eleições em municípios como Vilhena, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. Também alcaides e ex-alcaides se enroscaram com a justiça e o ano de 2019 já começa com a renuncia do prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, que já foi liderança importante na região. O que o resto do ano no reserva?

Grandes projeções

As eleições municipais do ano que vem podem trazer grandes e empolgantes clássicos regionais. Na capital, por exemplo, é bem provável um embate entre o atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) e o deputado federal Leo Moraes (Podemos), numa revanche histórica. Numa cidade de reviravoltas, ainda temos Vinicius Miguel (Rede) e Mário Jorge (PDT) colocando lenha na fogueira sucessória.

 

Via Direta

*** A maioria dos 27 governadores do País negocia apoio aos projetos do governo Bolsonaro por mais recursos para os estados com pies na mão *** Sete deles estão com as contas em atraso inclusive com dívidas  e parcelamentos dos salários dos seus servidores ***Já se prenuncia uma cheia “parente” daquela histórica no Rio Madeira em 2014. Salve-se quem puder! *** O Diário projeta o retorno do caderno rural aos domingos tendo em vista a importância do agronegócio no estado

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas