Porto Velho/RO, 30 Março 2024 05:39:26
Diário da Amazônia

Novembro Afro em comemoração ao centenário de Mandela, até dia 27

O Dia da Consciencia Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro que este ano cai na terça feira. Apesar de não ser..

Por Silvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/11/2018 às 07h16min | Atualizado 19/11/2018 às 09h40min

O Dia da Consciencia Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro que este ano cai na terça feira. Apesar de não ser feriado nacional, alguns estados e cidades decretam feriado como é o caso do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapa e Rio Grande do Sul.

A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Este ano, as comemorações no estado de Rondônia começaram no dia 12 com o evento do Sinapir coordenando a exposição Etnofonodotográfica e a assinatura do Termo de Adesão pelo governo estado ao Sinapir no Salão Nobre do CPA Rosilda Shokness e a tarde a opalestra sobre oCentenário de Mandela no Ifro da Calama.

 

as atividades iniciaram em 12/11 com evento do Sinapir, exposição e palestra no IFRO. Noferiado da Proclamação da Repúblico 15 de novembro aconteceu a II Caminhada Contra a Intolerancia Religiosa, Racismo e Ódio Religioso na praça Aluizio Ferreira. A programação segue até o dia 27 com o evento do DH JUS e Gepiaa organizaado pelo professor Marco Teixeira e equipe.

Este ano várias entidades elaboraram atividades referente a  Semana da Consciencia Negra no estado de Rondônia, exemplo no último dia 14 acontrcu em Alvorada D’Oeste a atividade “Brasil de Todas as Cores” na EEEFM Santa Ana.

Acompanhe a programação até o dia 27:

PROGRAMAÇÃO

 Dia 19 – 08h – Encontro Estadual de Mulheres NegrasTema: Mulheres Negras Movem Rondônia – Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver! Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO – SINTERO – Porto Velho.

20/Nov

08h – Centenário de Nelson Mandela – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO – SINTERO

Rolim de Moura

21/Nov

08h – Palestra: Centenário de Nelson Mandela – EMEF Dom Joao Paulo I

Alto Alegre dos Parecis

22/Nov

09h – Palestra: Racismo Institucional – Auditório da Sesau – Rua Pio XII, 2986 – Bairro Pedrinhas

Palácio Rio Madeira, Edifício Rio Machado

Porto Velho

27/Nov

18h – Negritude e Movimento; O que esperar para os próximos quatro anos. Desfile com a temática Afro e da Cultura Afro Relogiosa, Roda de Conversa, Oficina de Turbantes, Hip Hop, Reggae, Maracatu e Samba

Mercado Cultural

Porto Velho



Deixe o seu comentário