Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:20:48
Diário da Amazônia

Novo Fórum de Ariquemes homenageia magistrado Edelçon Inocêncio

Os prazos processuais e expediente forense estão suspensos até o dia 23 de agosto

A- A+

Publicado: 22/08/2019 às 16h10min

O juiz Edelçon Inocêncio (in memorian) é homenageado com o nome da nova sede do Poder Judiciário de Rondônia, no município de Ariquemes, que será inaugurada na próxima segunda-feira, 26. Com uma moderna e equipada estrutura, o prédio, de quatro pavimentos, possui todos os requisitos de acessibilidade, Tribunal do Júri individual e subestação de energia elétrica.

Natural de Londrina-PR, o juiz Edelçon Inocêncio nasceu em 30 de outubro de 1939. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1965 e, no decorrer da década de 60, foi vereador na cidade de Ubiratã-PR. Exerceu a advocacia em Curitiba e, no final do ano de 1985, chegou ao Estado de Rondônia, município de Rolim de Moura, onde também advogou até a sua aprovação no concurso para juiz de direito do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Edelçon Inocêncio iniciou a sua atuação como magistrado na comarca de Costa Marques e, um ano depois, foi para Pimenta Bueno. Em outubro de 1987, o juiz assumiu a 2ª Vara Cível da comarca de Ariquemes. No município, com sua esposa Ilda Inocêncio e filhos, instalou-se. Foi promovido à 3ª entrância para atuação na 1ª Vara Criminal em Porto Velho, onde aposentou, em fevereiro de 1993. Retornou para Ariquemes, onde advogou até os últimos dias da sua vida. O magistrado faleceu no dia 7 de dezembro de 2011, mas deixou impressa, na comarca de Ariquemes, sua história de profissionalismo e dedicação à prestação dos serviços de Justiça.

A indicação do nome do juiz Edelçon Inocêncio foi acolhida à unanimidade, no dia 29 de julho de 2016, no 1º Plenário do Tribunal de Justiça de Rondônia, durante a Reunião da Comissão de Honraria e Mérito da instituição, conforme a ementa do Conselho da Magistratura “Merece acolhida a indicação de batizar o novo prédio do Fórum de Ariquemes com o nome do juiz de direito falecido Edelçon Inocêncio, por tratar-se de homenagem adequada, justa e merecida àquele que, durante muitos anos, bem judicou naquela Comarca”.

 

Suspensão de prazos

Em razão da inauguração do novo Fórum e da necessidade de transportar os bens móveis para a nova estrutura, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Walter Waltenberg, suspendeu os prazos processuais e o expediente forense da comarca no período de 19 a 23 de agosto. Durante o período, a equipe de plantão prestará atendimento aos advogados e aos jurisdicionados.

 

Assessoria de Comunicação Institucional



Deixe o seu comentário