Porto Velho/RO, 03 Dezembro 2020 11:45:09

LeandroMazzini

coluna

Publicado: 03/12/2020 às 08h25min | Atualizado 03/12/2020 às 11h44min

A-A+

Número de ataques cibernéticos às redes do Governo cresceu nos últimos meses

POR – WALMOR PARENTE Vulnerabilidades e incidentes na rede  O número de ataques cibernéticos – incidentes e vulnerabilidades..

POR – WALMOR PARENTE

Vulnerabilidades e incidentes na rede 

O número de ataques cibernéticos – incidentes e vulnerabilidades – às redes do Governo cresceu nos últimos meses. Conforme dados do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR-Gov), vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, este ano já foram 2.269 registros de vulnerabilidades que, após processo de triagem, são classificadas como fragilidade das redes de computadores que permitem a “exploração maliciosa e acessos indesejáveis ou não autorizados”

Notificações 

Além das vulnerabilidades, o GSI registra mais de 22 mil notificações, sendo 5,2 mil incidentes (eventos que, após processo de triagem, são caracterizados como adverso, confirmado ou sob suspeita).

Vazamento 

Entre os incidentes confirmados, 324 estão classificados como “vazamento de informação” e mais de mil como “fraude”. Em novembro, o órgão do GSI emitiu dois alertas contra “ações maliciosas para criptografar arquivos ou bancos de dados de instituições”.

Coronelismo

Na carta enviada ao Supremo Tribunal Federal contra a reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), dez partidos afirmam que o sistema representativo brasileiro não “comporta o coronelismo parlamentar”.

Sucessão 

As legendas que assinam o documento somam, na Câmara, 190 deputados – bancada alinhada ao líder do PP, Arthur Lira, que pretende se lançar à sucessão de Rodrigo Maia. O Supremo Tribunal Federal decide na sexta se Maia e Alcolumbre poderão tentar a reeleição.

Arraes  

Derrotada pelo primo João Campos (PSB) na disputa pela Prefeitura do Recife, Marília Arraes nega, por ora, a intenção de se candidtar ao governo do Estado em 2022. ÀColuna, a petista diz que vai continuar a se dedicar a seu mandato de deputada federal “inclusive com perspectiva de candidatura à reeleição”. 

Vídeo

A reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça, 1º,  contou com participação atípica. O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, entrou no encontro por videoconferência para defender a redução da tarifa de energia cobrada no Amapá.

Unanimidade 

Foi prontamente atendido: a diretoria da Agência aprovou, por unanimidade, a redução de 4,12% no valor da tarifa da energia elétrica no Estado para os próximos 12 meses.

Aglomeração 

Alheios ao aumento de casos de Covid-19, vereadores e prefeitos eleitos fazem peregrinação pelo Congresso Nacional. Além da aglomeração nas filas e entradas dos anexos, ocupam recepções de gabinetes que mantêm alguns servidores em trabalho presencial.  

Santuário 

O Santuário Nacional de Aparecida posiciona àColuna que, no momento, não há nenhum religioso com testagem positiva para o novo coronavirus. Afirma ainda que segue as orientações das autoridades sanitárias, no que se refere aos cuidados com a saúde dos Missionários Redentoristas que atuam na Basílica.

Contrato

O PT pediu à Procuradoria-Geral da República que investigue a possibilidade de crime de corrupção na contratação de Sérgio Moro pela empresa norte-americana de consultoria Alvarez & Marsal. Secretário-geral do partido, o deputado Paulo Teixeira (SP) quer que sejam apurados “valores e condições” do contrato.

Importação 

A associação que representa importadores de veículos, Abeifa, enviou à Secretaria Especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia ofício solicitando a redução do imposto de importação dos atuais 35% para 20%. “O setor está no limite da exaustão financeira”, diz a entidade.

ESPLANADEIRA

# Em comemoração ao sexto mês do Auddas onDemand, Julian Tonioli, sócio da Auddas, oferece dez mentorias gratuitas para empresários. # 1ª Bienal Virtual de São Paulo, “Conectando Pessoas e Livros”, começa dia 7. # Empreendedora Revelação 2020 dentro do Prêmio Tarsila do Amaral vai homenagear mulheres empreendedoras do País. # Bait lança empreendimento Igara, com apenas 17 unidades no Leblon, no Rio de Janeiro. 


Deixe o seu comentário

sobre Leandro Mazzini

Colaborador do Diário da Amazônia - Mineiro de Muriaé, Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e [email protected]

Arquivos de colunas