Porto Velho/RO, 21 Março 2024 10:34:37
Capital

Número de doações de córneas cresce, segundo Banco de Olhos

Após o consentimento, o tempo médio para retirada da córnea é de meia hora, podendo acontecer em até seis horas após a parada..

A- A+

Publicado: 05/02/2018 às 09h21min | Atualizado 05/02/2018 às 09h22min

Com 97 transplantes realizados em 2017, pelo menos 14 a mais que em 2016, quando foram registrados 83, o Banco de Tecido Ocular Humano ou Banco de Olhos de Rondônia, em funcionamento há quase dois anos no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, ainda enfrenta como principal desafio a falta de conscientização das pessoas quanto à importância da doação, principalmente para os que estão na fila de espera para voltar a enxergar. Foi o que afirmou a coordenadora do Transplante de Córnea do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, Ariadne Ortega, reforçando a necessidade de as pessoas comunicarem em vida o interesse pela doação, pois este procedimento só será possível depois se houver o consentimento dos familiares.

Segundo Ariadne Ortega, o Banco de Olhos tinha apenas duas córneas disponíveis até esta quarta-feira, enquanto 150 pacientes aguardam transplante. (Foto: Divulgação)

Ariadne lembrou que, desde dezembro do ano 2000, para ser doador de órgãos não é necessário mais constar em algum documento. Basta a pessoa manifestar o desejo aos familiares, pois são eles que irão consentir ou não a doação após a morte encefálica, geralmente depois de traumatismo craniano ou derrame cerebral. “O que ocorre é que 60% dos familiares abordados se recusam alegando motivos diversos, como não saber se era intenção do parente, questões religiosas, embora nenhuma religião restrinja esse ato”, disse a coordenadora.

Após o consentimento, o tempo médio para retirada da córnea é de meia hora, podendo acontecer em até seis horas após a parada cardíaca. Já o paciente começa a enxergar, “de forma embaçada” após ser retirado o tampão 24 horas depois da cirurgia. Mas nitidamente só entre três meses e um ano.

Do total de 53 doações feitas no ano passado, 2 foram em fevereiro, 6 em março, 3 e abril, 6 em maio, 6 em junho, 6 em julho, 9 em agosto, 8 em setembro, 6 em outubro e 3 em dezembro. Com relação aos transplantes, em janeiro foram 12, fevereiro (1), março (11), abril (9), maio (4), junho (4), julho (14), agosto (10), setembro (7), outubro (7), novembro (2) e dezembro (16). Neste mês de janeiro ocorreram 7 doações e 21 transplantes.



Deixe o seu comentário