Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:57:16
SAÚDE

Número de idosos aumenta no transporte coletivo

Mesmo com a pandemia do Coronavírus ocorrendo em todo o mundo, os idosos da Capital continuam contrariando as recomendações de..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/03/2020 às 15h49min | Atualizado 20/03/2020 às 15h57min

Mesmo com a pandemia do Coronavírus ocorrendo em todo o mundo, os idosos da Capital continuam contrariando as recomendações de isolamento social do Ministério da Saúde e insistem em utilizar o transporte coletivo no município.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), o número de idosos dentro dos ônibus da capital aumentou 30% durante as últimas semanas.

De acordo com o Ministério da Saúde as pessoas com mais de 60 anos estão entre os mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas, como a Covid-19 causada pelo novo coronavírus. O isolamento social dos mais velhos podem evitar o contágio com o vírus.

A infectologista da Semusa, Maiara Soares, explica que suscetíveis ao vírus todos estão. Porém os idosos são grupos de riscos para doenças graves, principalmente aqueles já possuem suas doenças bases. O quadro da síndrome gripal do coronavírus pode apresentar sintomas de gravidades maiores nos idosos.

“Em decorrência do coronavírus a dificuldade de respiração pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave, além de disso os idosos podem ter pneumonia e quadro de disfunção orgânica, quando vários órgãos do corpo começam ter problema no funcionamento”, destacou.

Maiara ressaltou que nesse momento os idosos devem evitar aglomerações, contato íntimo com pessoas. “É preciso ter o cuidado de lavar as mãos em superfícies contaminadas e usar o álcool 70%. Quem deve procurar o atendimento médico são as pessoas que têm sintomas de respiração grave, com dificuldade para respirar. As população deve ficar em isolamento domiciliar”, pontuou.



Deixe o seu comentário