Porto Velho/RO, 25 Março 2024 09:37:00

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 03/04/2019 às 08h28min

A- A+

O ano será tumultuado políticamente em Porto Velho

Receita de sustentabilidade Uma equação simples para a Amazônia é a soma de floresta, águas e povos. A preservação e bom uso de..

Receita de sustentabilidade

Uma equação simples para a Amazônia é a soma de floresta, águas e povos. A preservação e bom uso de floresta e águas com a finalidade superior de assegurar a felicidade de seus povos. A realidade, porém, causará ruídos na equação se menos floresta e águas comprometidas resultarem em menos Amazônia.

Os interesses que desprezam os riscos à flora, fauna e recursos hídricos prejudicam os povos e seu futuro. Abalam a confiança dos brasileiros em suas reais possibilidades e afastam os investidores estrangeiros das enormes oportunidades que a região e o país oferecem. Há sérias e concretas perspectivas de prejuízos futuros nos erros, silêncios e omissões de hoje.

A perspectiva de um ambiente regional ainda mais quente é de maiores secas e o contraponto de cheias mais fortes. A frequência desses fenômenos se acelerou na última década e a vida já sente consequências em animais e vegetais. Os frutos do bem estar são alegria e maior duração da vida, mas os fenômenos negativos atraem as respostas indesejáveis das dores agudas e crônicas acompanhadas da morte abreviada.

É preciso advertir que o bem estar não virá da vitória da concepção desenvolvimentista sobre a preservacionista ou vice-versa. A receita óbvia é sustentabilidade: a soma da sabedoria ambiental com a boa qualidade do desenvolvimento socioeconômico.

………………………………………….

Ano tumultuado

O ano será tumultuado políticamente em Porto Velho. Os perdedores das últimas eleições municipais (em 2016) e das estaduais (no ano passado) lamberam as feridas, mas não esqueceram das mágoas das derrotas e já iniciaram 2019 buscando os impeachments do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e do governador Marcos Rocha (PSL). A coisa começa a ferver nos bastidores.

Levando a melhor

Recapitulando as refregas enre a Assembléia Legislativa com Ivo Cassol (PP) e Confucio Moura (MDB) nos últimos anos, os governadores levaram a melhor. Cassol usou fitas gravadas sobre propinas e ameaças de impeachments e mandou quase uma duzia de deputados para cadeia. Confucio no apagar das luzes do seu impeachment foi beneficiado por uma operação policial que esmagou deputaos e adversários.

Ex-barbudão

Em visita ao SGC na segunda-feira, o ex-prefeito de Ji-Paraná, ex-deputado federal e ex-vice governador de Rondônia Assis Canuto relembrou os velhos tempos de colonização. São 49 anos de Rondônia e ele participou dos embriões de 42 municípios do estado. Ele chega aos 77 anos neste 21 de abril, mesma data do barbudo Tiradentes. Lembrando que nos primórdios do território Canuto ambém era barbudão.

PP indica vice

No encontro estadual do PP em Porto Velho no início de semana especulou-se que o partido vai se alinhar ao projeto de reeleição do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Neste cenário, o PP de Jaqueline Cassol indicaria o cargo de vice, com a vereadora Cristiane ganhando força por sua votação a federal no ano passado. Assim sendo Edwilson Negreiros fica descartado para vice.

Muitas fugas

É fuga nos presídios em todos os quadrantes do estado neste inicio do ano. Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal já tiveram ocorrências e até presidios femininos foram sacudidos com a mulherada escapando. É preciso punir os envolvidos nas facilitações, porque é impossivel tanta gente se evadindo sem que haja omissão de carcereiros, agentes penitenciários e PMS. Aí tem…

Via Direta

*** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai ajustando sua gestão a batalha da reeleição no ano que vem *** Vários secretários já foram substituidos atendendo indicações de partidos alinhados e algumas mudanças estão prestes a acontecer *** Sobre 2020, o prefeito de Ariquemes, o delegado Thiago Flores vai enfrentar dois nomes em ascensão na oposição, casos de Folladorzinho (DEM) e o ex-deputado estadual Jidaias Tziu *** Os ex-prefeitos de PVH Sobrinho e Camurça andam sumidos…     


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas