Porto Velho/RO, 24 Abril 2024 04:36:30

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/07/2019 às 12h02min

A- A+

O baita reajuste da energia em Porto Velho elevou os preços

Política para o turismo Nos EUA, o especialista em turismo Júlio Gavinho ouviu de um amigo: “Americanos gostam de lugares com sol o..

Política para o turismo
Nos EUA, o especialista em turismo Júlio Gavinho ouviu de um amigo: “Americanos gostam de lugares com sol o tempo todo, comida exótica e miscigenada, música hipnótica e sexy, alguma história, paisagens fulgurantes tropicais e diversidade étnica”. Uma descrição perfeita para a Amazônia e extensiva ao multiverso Brasil. Gavinho
também pensou assim, mas o interlocutor se referia à Jamaica. É um bom assunto a ser discutido no seminário “O turismo como vetor de desenvolvimento da Amazônia”. Nossa política de turismo somente será boa quando o estrangeiro também cogitar o Brasil entre suas preferências ideais, mas isso não vai acontecer com a péssima
imagem do país no exterior. O noticiário sobre o Brasil é deprimente: desmatamento acelerado, descuido com o clima, governo atabalhoado.

Diante dos anúncios de destinos maravilhosos, o futuro visitante vai preferir ambientes nos quais achará harmonia e segurança. Por mais que a estrutura de turismo brasileira apresente acomodações perfeitas, e serviços esmerados, o turista ainda vai preferir a Jamaica. O Brasil precisa de pacificação e união nacional em torno do essencial. As brigas
tóxicas e ofensivas dos guetos “ideológicos” obscurecem as maravilhas brasileiras.

Corredor do pó
Mais do que oportuna à pauta de reivindicações na área de segurança publica, apresentada pelo governador Marcos Rocha ao ministro da Justiça Sérgio Moro em Brasília. Precisamos proteger melhor nossas fronteiras contra o narcotráfico e o tráfico de armas pesadas. Mais de 70 por cento da criminalidade no estado esta intimamente ligada à questão das drogas. Rondônia virou um corredor do pó.

Sem trégua
Os deputados estaduais de Rondônia estão dispostos a uma guerra sem trégua contra a Ceron por conta do brutal reajuste tarifário ocorrido em Rondônia. No Acre, a classe politica unida às demais lideranças conseguiu na justiça sustar o reajuste e que a empresa Energisa devolvesse a diferença cobrada nos últimos meses. Os consumidores
acompanham tudo com os olhos abertos.

Em Candeias
Com um eleitorado superior aos 17 mil eleitores, o município de Candeias do Jamari, cidade satélite da capital, Porto Velho, realiza hoje uma eleição suplementar para um mandato tampão. São quatro candidatos na peleja: o empresário Paulo Cadilack, ex-deputado Ribamar Araujo, Valter Queiroz e o prefeito em exercício Lucivaldo Fabricio que ocupa o cargo de forma interina.

Mídias Sociais
Numa eleição sem a propaganda no horário gratuito nas emissoras de rádio e televisão, os candidatos tiveram que se virar através das mídias sociais, batendo tambor, com sinais de fumaça e no corpo a corpo. Neste modus operandi de campanha, pode levar vantagem na peleja o prefeito interino, com a máquina pública na mão e o apoio do cacique local Lindomar Garçon, eleito três vezes naquela cidade.

A pavimentação
Com recursos de emendas parlamentares de congressistas, graças as suas boas relações com a bancada federal, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) aposta forte na pavimentação das ruas da cidade para seu projeto de reeleição. O alcaide também trabalha com celeridade na regularização fundiária na Zona Leste, a mais populosa da capital, por conseguinte mais densa eleitoralmente.

Via Direta
O baita reajuste da energia em Porto Velho e em Rondônia elevou os preços de produção e venda de tijolos de telhas de barro e de tantos outros produtos nestas bandas. O professor Herbert Lins, agora absolvido pela justiça, entra na peleja pela prefeitura de Nova Mamoré, no Vale do Guaporé . Porto Velho esta para ganhar o seu segundo shopping. Desta vez, na região da populosa Zona Leste, entre as avenidas Amazonas e Raimundo Cantuária. Por conta disto já rola especulação imobiliária na região.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas