Porto Velho/RO, 19 Março 2024 18:15:33

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 16/03/2020 às 09h13min

A- A+

O Brasil não pode continuar patinando no atraso

Voar mais alto Causou surpresa a quem vive em outras regiões do país a notícia de que os índios Uru-eu-wau-wau (ou Uru-eu-uau-uau) usam..

Voar mais alto

Causou surpresa a quem vive em outras regiões do país a notícia de que os índios Uru-eu-wau-wau (ou Uru-eu-uau-uau) usam drones para detectar a presença de invasores, grileiros e madeireiros ilegais. Quem vive das riquezas da floresta, como eles, precisa se defender de todas as formas de degradação ambiental cometidas por interesses criminosos.

Para eles, monitorar sua terra com drones é natural, diante da carga de informações que já dispõem desde a obtenção da energia elétrica e a aquisição das primeiras utilidades domésticas. Obter a energia elétrica, neste caso, foi a revolução. A partir daí, são conquistas comuns também aos demais povos.

Recentemente, no Suriname, foi anunciada a descoberta de reservas ainda desconhecidas de petróleo, com a perspectiva de montar a várias centenas de milhões de barris, além de mais de um trilhão de metros cúbicos de gás. O petróleo e o gás não nasceram de repente: sempre estiveram lá. Foi o desenvolvimento tecnológico que permitiu o riquíssimo achado.

Nesta era de rápidos avanços técnicos, é preciso que o Brasil adquira rapidamente os recursos científicos necessários para obter o máximo de riquezas com o mínimo de destruição. Os Uru-eu-wau-wau viram nos drones um multiplicador de riquezas. O Brasil não pode continuar patinando no atraso. Há muita tecnologia a obter e riquezas a multiplicar.

………………………………………………………………..

A transparência

O senador Confúcio Moura vice-presidente nacional do MDB prega transparência num partido onde é algo extremamente difícil de ser praticado com tantos corruptos empedernidos nas esferas municipais, estaduais e federais. A legenda poderia começar  a boa prática criando uma comissão de ética que funcione e que tenha autonomia para punir os pilantras que infestam a sigla. Ou senão eleger pelo voto direto seus dirigentes que são indicados a dedo nas comissões executivas ao sabor da conveniência dos caciques.

A retomada

Com a recuperação dos trechos mais prejudicados da rodovia 319 e desta vez tendo como  base pedras e cascalhos mais consistentes e o início do verão em abril, a Eucatur deve retomar as viagens interestaduais para Manaus, a partir de Porto Velho. O ano foi difícil com um inverno rigoroso causando atoleiros no chamado “meião” da estrada, mas as expectativas se renovam com a pavimentação definitiva a começar ainda em 2020 pelo Dnitt, conforme informações recentes.

A janela partidária

Muita expectativa com relação a janela partidária que permite a troca de partidos pelos políticos com cargos eletivos. Acredita-se que até o prefeito Hildon Chaves deixe o PSDB para ingressar no PSD já que não tem mais controle dos convencionais tucanos, agora sob o jugo do clã Carvalho. Hoje em dia para o candidato a prefeito ter certeza da postulação tem que contar obrigatoriamente com maioria no Diretório Municipal, caso contrário estará sujeito a traições.

Caçando indicação

O empresário Vanderlei Oriani, liderança do comércio lojista em Porto Velho, um nome pitoco e com identidade  perante o eleitorado local articula nos bastidores a indicação para ser o candidato a prefeito pelos Democratas. No entanto, o ungido do cacique Marcos Rogério é Fabrício Jurado, provável candidato a vice do prefeito Hildon Chaves ou até mesmo candidato a prefeito, caso  o atual alcaide Hildon Chaves desista do seu projeto de reeleição. Os bastidores fervilhando.

As responsabilidades

Sempre lembro  que o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho não se apertava quando criticado pela mídia pelos buracos ao longo do período chuvoso na capital. Ele justificava que “existem os buracos municipais, estaduais e federais” e   só se responsabilizava pelas crateras locais. Raciocinando assim, o atual prefeito Hildon Chaves não deveria ser tão criticado pela buraqueira ocorrida na avenida Jorge Teixeira neste ano, já que ali é a BR 319, portanto sendo buracos federais! O Dnitt já está tratando dos reparos.

Via Direta

*** O PC do B da capital segue atraindo novos quadros para a eleição de 2020, reforçando sua nominata a Câmara de Vereadores de Porto Velho *** Se o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai mesmo encarar a peleja da reeleição, os secretários tem que colaborar. Não se justifica a casa da Mãe Joana no sistema de transportes coletivos com alguns bairros prejudicados  *** A aliança nacional colocando juntos o PDT/PSB facilita as coisas em Porto Velho e Ji-Paraná. Numa cidade, o PDT lança candidato a prefeito, com vice do PSB;  numa outra a coisa se inverte, com o PSB com candidato a prefeito e o PDT na vice ***O Shopping dos Gonçalves já funciona plenamente na Zona Leste da capital, mesmo com algumas lojas ancoras não instaladas. Mesmo assim o movimento de consumidores é sucesso *** o ex-prefeito Jean Mendonça se agita para disputar a prefeitura de Pimenta Bueno. Já está articulando alianças ***Dia sim, dia não os agrobandidos infernizam a vida dos produtores rurais no Vale do Jamari.  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas