Porto Velho/RO, 28 Março 2024 20:45:47
Diário da Amazônia

O caráter é a base da personalidade humana

O caráter manifesta quem realmente somos e por isso mesmo precisamos zelar por ele.

A- A+

Publicado: 08/02/2020 às 06h05min

O alicerce da personalidade humana é, sem dúvidas, o caráter. É com base no caráter que se consegue mensurar qualidades que normalmente são usadas como fachadas. Ou seja, pessoas, cujo comportamento não é dos mais recomendáveis, tentam passar uma imagem que não condiz com a verdade dos fatos. Obviamente que existe o bom caráter e o mau caráter, mas o que está sendo evidenciado são qualidades que enaltecem o indivíduo, não o contrário. Aliás, fazer o bem faz um grande bem a quem o pratica. Ou não? Se você discorda do fato de que fazer o bem faz bem é porque você não faz o bem, ou pelo menos ainda não aprendeu a praticar o bem. Fazer o bem evidencia o caráter de uma pessoa que realmente se preocupa com as outras, independentemente de serem recompensadas. O simples fato de fazer o bem manifesta um caráter diferenciado. Se você adquiriu o hábito de fazer o bem aos outros certamente está entendendo o propósito deste comentário. Nem todas as pessoas costumam fazer o bem porque ainda não aprenderam a ver os outros com olhar baseado na humanidade, solidariedade, bondade e humildade. O caráter manifesta quem realmente somos e por isso mesmo precisamos zelar por ele, sempre enriquecendo-o com qualidades que nos revelem como pessoas, profissionais e cristãos diferenciados. O caráter é o seu cartão de visitas. Não se esqueça disso.

Selic em queda

E a taxa Selic foi reduzida para 4,25% ao ano, com corte de 0,25 ponto percentual. Pela quinta vez consecutiva, o Banco Central diminuiu os juros básicos da economia. Pesquisa Focus do BC indicava que decisão era esperada pelos analistas financeiros. Mas, o Banco Central indicou que pretende interromper os cortes de juros, alegando que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Trabalho completo

Bocas de lobo estão sendo desobstruídas na Capital, numa iniciativa que merece aplausos, principalmente porque Porto Velho tem sofrido com as fortes chuvas. Mas, cabe solicitar que o trabalho não seja feito pela metade. Quando for feita a limpeza que o lixo seja recolhido logo e não deixado para depois, porque o depois não chega. Estou mencionando este fato porque aconteceu numa boca de lobo na rua onde moro. Solicitei a limpeza e fui prontamente atendido, mas esqueceram de recolher o entulho, que praticamente impedia o escoamento da água pluvial. Como não houve atitude do setor responsável, apesar dos muitos pedidos, o problema foi resolvido pelos próprios moradores.

Polêmica

O Senado decidiu inserir entre suas prioridades para este ano a análise da Proposta de Emenda à Constituição, que institui mandato de 10 anos para os ministros do Supremo Tribunal Federal e também propõe que a escolha seja feita pelo Presidente da República entre os indicados para o tribunal com base em uma lista tríplice. Como não poderia ser diferente, houve manifestação por ministros do STF. Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes contestam a iniciativa por verem risco de favorecimento ao corporativismo.

Reinclusão social

No Tribunal de Justiça de Rondônia, entrevista de justificação representa uma segunda chance a inúmeros adolescentes. Apostando na reflexão e responsabilização dos próprios atos, o Juízo da área da Infância adota uma prática que desburocratiza a execução de medidas socioeducativas, além de trazer mais eficiência quanto ao cumprimento. Trata-se de uma medida que visa diminuir reincidências, contribuindo para a reinclusão social do adolescente.

Crescimento

Uma parte importante da vida cristã é o crescimento espiritual. Para crescer espiritualmente, é importante estudar a Bíblia e descobrir qual é a vontade de Deus. Depois, é preciso pôr em prática, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo. O crescimento espiritual modifica a todos que decidem viver com base na vontade de Deus. O Salmo 37:5 enfatiza o convite de Deus para que entreguemos a nossa vida a Ele e nEle confiemos. A maioria das pessoas apenas lê a Bíblia, esquecendo-se de estudá-la detalhadamente.



Deixe o seu comentário