Porto Velho/RO, 22 Março 2024 22:37:12
Diário da Amazônia

O Centro-Oeste virou região estratégica para o Democratas

Saneamento ignorado Em contraste com dados que apontam que metade da população brasileira continua sem acesso a sistemas de esgotamento..

A- A+

Publicado: 21/10/2018 às 08h04min

Saneamento ignorado

Em contraste com dados que apontam que metade da população brasileira continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário, os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) elencaram propostas genéricas em seus programas de governo para reverter o déficit e ampliar o acesso ao saneamento básico em todo o País. À frente nas pesquisas, Bolsonaro inclui o tema no plano de infraestrutura sem especificar quais medidas serão, de fato, implementadas.  O plano petista também é vago ao classificar o saneamento como política pública essencial e pregar a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Fossa

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto. Ou seja, mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para depositar dejetos, como fossa ou jogam o esgoto diretamente em rios.

Água

Ainda de acordo com os recentes dados do SNIS, 16,7% da população brasileira, que corresponde a 35 milhões de pessoas, ainda não contam com abastecimento de água potável.

Com Centrão  

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem procurado até deputados da oposição para pavimentar sua reeleição em 2019. No cenário de vitória de Jair Bolsonaro (PSL), o democrata projeta angariar votos também de partidos do Centrão para vencer o candidato do Planalto.

Sem PT  

A estratégia de Maia, no entanto, encontra resistências do PT que também planeja lançar candidatura à presidência da Câmara. Ventila-se o nome do deputado Paulo Pimenta, líder do PT.

Senado

No Senado, a senadora Simone Tebet, atual líder do MDB, desponta como principal nome do partido – que terá a maior bancada em 2019 -, para concorrer à disputa pela presidência da Casa.

Xadrez  

O Centro-Oeste virou região estratégica para o Democratas no xadrez político nacional. A região transformou-se em um novo eixo de poder para o partido, o qual historicamente sempre esteve vinculado ao Nordeste.

Eleitorado

Pela primeira vez em sua história, o DEM elegeu dois governadores na região: Ronaldo Caiado (GO) e Mauro Mendes (MT). Levantamento do cientista político e assessor legislativo do Senado, Murilo Medeiros, aponta que, com Goiás e Mato Grosso,  o partido governará 63% do eleitorado da região Centro-Oeste, o que representa 6,8 milhões de eleitores no total.

Mercosul

Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Rangel, assegura que as novas normas para o comércio com os países que integram o Mercosul não traz prejuízo algum em termos de concorrência desleal e não abre as portas para produtos que concorrem com a o Brasil.

Certificado

Segundo Rangel, a retirada da necessidade do certificado sanitário será somente para insumos utilizados como matéria-prima para a produção de ração, como o milho: “Isso fica restrito a casos específicos e não envolve produtos como leite e industrializados”.

Contagem de votos

Deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS) irá coordenar a Frente Parlamentar Mista pela Contagem Pública dos Votos. O pedetista afirma que é difícil conseguir fiscalizar as urnas eletrônicas, sem uma conferência em papel dos votos: “O princípio da publicidade impõe que o eleitor possa conferir o registro do voto. Também os representantes dos candidatos devem poder conferir o conteúdo de cada registro de voto apurado”.

Mercado

No Rio de Janeiro, o mercado imobiliário começa a dar sinais de recuperação. Presidente da Associação de Dirigentes de  Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), Claudio Hermolin, afirma que recentes lançamentos nas Zonas Sul e Norte impulsionam a retomada gerando aumento na confiança dos incorporadores, que estão acelerando o lançamento de outros projetos.

Tecnologia  

A Sandoz – divisão de genérico da Novartis – abre inscrições para o programa HACk, que seleciona ideias e soluções de tecnologia digital que podem resolver problemas locais de acesso a medicamentos e a cuidados de saúde. Os selecionados vão receber apoio financeiro para colocar seu projeto em prática. Inscrições no site www.sandoz.com/sandoz-hack até 30 de novembro.

______________________

ESPLANADEIRA

.  No Brasil existem atualmente 37 Political Techs – startups e iniciativas que entregam soluções usando tecnologia para o acompanhamento e acesso a informações no cenário político, revela o Liga Insights Eleições 2018 – estudo realizado pela Liga Ventures (liga.ventures).



Deixe o seu comentário