Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:55:55

O desafio dos tribunais nas chamadas fake news

Um dos grandes desafios do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses será definir um plano estratégico no combate às..

A- A+

Publicado: 08/02/2018 às 06h25min

Um dos grandes desafios do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses será definir um plano estratégico no combate às notícias falsas, as chamadas fake news, durante a campanha eleitoral. Essa preocupação emergente da Justiça Eleitoral está bem clara e os tribunais regionais precisarão contar com o apoio da verdadeira imprensa para auferir com mais rapidez a veracidade das notícias disseminadas na grande mídia.

Ontem, o novo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, se reuniu com os presidentes de TREs e na pauta cobrou um trabalho de parceria com a imprensa local. Essa aliança ganhou força em função da imprensa regional ter outras formas eficazes de confirmar com maior celeridade o que é ou deixa de ser verdadeiro, permitindo melhor rapidez para a Justiça Eleitoral e até mesmo para os advogados de candidatos no caso de eventual processo judicial. Sobre a difusão de notícias falsas, o novo presidente do TSE deixou bem claro que a campanha política não pode ser baseada na destruição da honra dos concorrentes por meio das redes sociais. Para o ministro Fux, não se trata de impedir a manifestação livre de expressão, mas de neutralizar comportamentos abusivos no período eleitoral, o que contamina todo o processo eleitoral.

É necessário e de grande importância a parceria do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal, que tem equipamento moderno e capaz de identificar a autoria da notícia falsa. Mas o grande desafio da Justiça será o monitoramento dos grupos de WattApp.

Trata-se de grupos fechados que estarão trabalhando com o objetivo de denegrir a imagem de determinados candidatos. Alguns candidatos às eleições de outubro, segundo apurou o Diário, contrataram agências de notícias especializadas em fazer o “jogo sujo” nessas eleições e a Justiça precisa ficar bem atenta para que o exercício democrático não seja afetado.

O Diário sempre tem trazido nesse espaço o tema em discussão por entender ser de grande importância para o bom andamento do trabalho da Justiça Eleitoral de Rondônia. O jornal entende que as notícias falsas, além de causar um grande transtorno à população, sobrecarregam o trabalho dos juízes durante o período eleitoral.

Hoje está bem claro que o Tribunal Regional de Rondônia trabalha no sentido de garantir nos meses que antecedem as eleições um trabalho eficaz e dentro da normalidade, diferente do que ocorreu em outros Estados no ano passado. Mas para isso é importante o trabalho da imprensa nessa parceria e ajudar a Justiça Eleitoral no trabalho pelo bom equilíbrio do processo eleitoral.



Deixe o seu comentário