porto velho - ro, 17 Julho 2019 12:31:44

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 02/06/2019 às 05h00min

A- A+

O desenvolvimento não virá só de ajustes conjunturais

O sucesso das feiras agropecuárias no Brasil, com destaque recente para a Rondônia Rural Show, mais do que mostrar o Brasil que dá certo..

O sucesso das feiras agropecuárias no Brasil, com destaque recente para a Rondônia Rural Show, mais do que mostrar o Brasil que dá certo põe a nu as dramáticas deficiências do Estado brasileiro, que se desorganiza a cada troca de governo sem corrigir de fato os velhos problemas.

O Brasil tem uma grande dívida com o setor que nunca decepciona, mas é sempre decepcionado. Há pouco, a ministra Tereza Cristina e o vice-presidente Hamilton Mourão se deslocaram ao Oriente para desfazer más impressões causadas pelo novo governo, que julgava ter um cheque em branco para fazer o que quisesse sem medir
consequências.

A favor do novo governo se pode argumentar que há séculos o Brasil não tem um projeto de nação e os de governo sofrem uma balbúrdia a cada troca de guarda no Planalto. Mas isso precisa acabar. O desenvolvimento não virá só de ajustes conjunturais. Requer políticas consensuais de longo prazo das quais uma é especialmente cara ao
agronegócio: investir na superação do gargalo da logística, que afeta a competitividade nacional.
De resto, a pauta inclui ainda um seguro rural digno desse nome e ação do Estado, acima das criancices ideológicas, para defender o setor dos problemas que venham a ser causados pela guerra comercial EUA-China.

Em Candeias
Porto Velho perdeu um grande deputado estadual na eleição passada e quem poderá ganhar com isto, um grande prefeito, é o municipio vizinho de Candeias do Jamari, cidade satélite da capital rondoniense. Trata-se do ex-vereador e ex-deputado Ribamar Araujo, que cumpriu vários mandatos em PVH e agora vai disputar a eleição suplementar em Candeias. E olho vivo nas forlas do mal!

Trocando de guru

O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) estaria trocando de guru. Deixaria Expedito e tucanos, se convertendo ao confucionismo. O Paço Tancredo Neves já esta infestado de emedebistas ligados ao ex-
governador Confucio Moura, especialista em reviravoltas eleitorais desde Ariquemes. Lembrando que mesmo com o painho El Carecón, Pimentel não foi longe no pleito passado.

Código de ética
Os tucanos são criticados por terem afrouxado o seu código de ética, no último encontro nacional, para não precisar punir pilantras da laia dos ex-governadores Aécio Neves (MG) e Beto Richa (PR) entre tantos outros enlameados no ninho. No entanto, não é uma prática adotada apenas pelo PSDB. O MDB, PP além do PT, um campeão no quesito,
tocam a mesma toada.

Novo comando
Por falar em PSDB, o partido começa o projeto do governador paulista João Dória para disputar a sucessão de Bolsonaro. O pontapé incial foi eleger na última sexta-feira o novo diretório nacional, agora atrelado ao novo líder tucano. Geraldo Alckmin, José Serra e cia são coisas do passado. Um novo PSDB esta surgindo, mas com alguns defeitos de sempre, como o divisionismo.

É impressionante!
Algo esta mudando em Rondônia, depois de anos de práticas condenáveis com os recursos públicos. O TCE esta cedendo os seus recursos do seu orçamento para a construção do seu novo prédio para a construção de um hospital, os deputados estaduais estão votando as matérias do governo sem pedirem contrapartida para seus bolsos – de
agulha a avião – e por isto, já é possível acreditar num mundo melhor!

Via Direta
O saldo deste início do governo Bolsonaro é nossa economia em queda livre, além de trapalhadas com parceiros comerciais importantes como a China e as comunidades árabes. Mas pelo menos a atual gestão não rapina os recursos como petistas e puxadinhos e tem economizado zilhões com a correção dos rumos do BB e Caixa.

Voltando a nossa paróquia: com a economia precária em Porto Velho baixou até o preço dos papelotes de maconha e cocaína nas cracolândias. Outra consequência é o abandono de animais pelas ruas. É cruel.


Escreva um comentário

Arquivos de colunas