Porto Velho/RO, 19 Março 2024 20:04:26

O Dia

coluna

Publicado: 20/08/2023 às 07h14min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 20 DE AGOSTO!

RONDÔNIA

1783 – Inaugurado o Real Forte Príncipe da Beira.

1941 – O Conselho de Segurança Nacional manda o prefeito (PVh) cadastrar os empresários estrangeiros residentes no município, na faixa de fronteira com a Bolívia.

1981 – Em Vilhena, o prefeito Arnaldo Martins recebe do ministro Délio Jardim de Matos (Aeronáutica) informação da liberação de CR$ 50 milhões, para concluir o asfaltamento do aeroporto da cidade.

1986 – Sob forte risco de desabastecimento total, o governo compra 92 toneladas de carne no Rio de Janeiro e o presidente da Facer, Cláudio Feitosa, sugere ao governo estadual comprar carne na Bolívia.

1990 – Fiscais do Ibama multam os proprietários da fazenda Nova Vida, entre Jaru e Ariquemes, acusando-os de, pelo uso de Tordon (Agente Laranja), prejudicar o meio ambiente.

COMEMORE

Dia Mundial do Mosquito. Dia do Maçom Brasileiro.

Católicos celebram Santa Maria de Mathias, São Samuel, profeta. São Bernardo de Claraval, São Filiberto.

BRASIL

1889 – Nasce Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a poetisa Cora Coralina (m. 1985), uma das mais importantes escritoras brasileiras. 1

1947 — O presidente Eurico Gaspar Dutra sanciona a Lei nº 785, que “cria a Escola Superior de Guerra” (ESG),

MUNDO

1308 — Papa Clemente V absolve de acusações de heresia Jacques de Molay, o último Grão-mestre dos Templários.

1977 – A Nasa lança a nave robótica Voyager 2, para estudar planetas exteriores.

2017 – Morreu aos 91 anos, Jerry Lewis (n. 1926), um dos gênios da comédia mundial.

FOTO DO DIA

O BB EM PORTO VELHO

Em 1939, época de recessão, devido à queda violenta da produção e do preço da borracha amazônica no mercado internacional, foi inaugurada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho.

Instalada no prédio conhecido por “Vaticano”, casarão onde foram realizados os primeiros cultos religiosos em Porto Velho, localizado onde depois foi construída a sede dos Correios, na Presidente Dutra com a Sete de Setembro.

O Vaticano pertencia à administração da Madeira-Mamoré, que sempre cedia prédios para órgãos diversos, como na instalação do município, funcionando a primeira prefeitura num outro local, também da EFMM.

“Não sei por que chamavam de Vaticano, ali funcionou também um posto fiscal de Mato Grosso”, disse o historiador Esron Menezes ao jornalista Zé Catraca.

O primeiro agente do Banco do Brasil foi o funcionário Arnóbio Rosa de Faria Nobre, que ficou até 1943, transferido para a cidade de Sobral (CE). A seguir assumiram a gerência, até 1949, os funcionários Marcelino Oliveira, Guaraci Carvalho, Geraldo de Souza, Aristides Dalia de Melo e Cândido Honório Ferreira.

(F. Soldados da 3ª Cia em desfile em frente à agência do BB, acervo Rosinaldo Machado)


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas