Porto Velho/RO, 21 Março 2024 18:53:29

O Dia

coluna

Publicado: 24/08/2023 às 09h41min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 24 DE AGOSTO!

RONDÔNIA

1925 – Construído com apoio da comunidade, foi inaugurado o prédio do Grupo Escolar “Barão do Solimões”, a primeira escola estadual na cidade de Porto Velho.

1941 – O afundamento da alvarenga “Mato Grosso”, no Rio Guaporé, não causou mais prejuízos graças ao comandante João B. Saldanha e aos tripulantes, o que evitou haver vítimas e recuperar a carga.

1956 – Com a viagem do bispo dom João Batista Costa, fica respondendo pela prelazia o padre Ângelo Spádari.

1967 – Toda a renda da “Barraca de Mato Grosso”, com serviço de churrasco, na Feira dos Estados, será em benefício da construção da escola Laura Vicuña” em Porto Velho.

1983 – Governador Jorge Teixeira em Ouro Preto: “Não sou “pai” do Estado, coisa que já estava praticamente construída”. O prefeito Expedito Rafael criticou os eleitos com apoio dele e agora o crucificam.

1990 – Invasores retirados da fazenda Lambari (Pimenta Bueno) não querem aceitar outra ordem judicial de saírem do Incra e serem instalados em lotes num projeto de colonização.

COMEMORE

Dia da Infância. Dia do Artista. Dia do Feirante.

Católicos celebram São Bartolomeu, Santa Joana Antida Thoureth. Santa Em,ília de Vialar.

BRASIL

1882 – Morre Luiz Gama, ex-escravo, um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil.

1954 – Suicida-se o presidente Getúlio Vargas no quarto dele, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

1992 – Inicia-se o processo de impeachment contra o presidente Fernando Collor.

MUNDO

1662 — O Livro de Oração Comum de 1662 é legalmente aplicado como a liturgia da Igreja da Inglaterra.

1995 – A Microsoft lança o sistema operacional Microsoft Windows 95.

FOTO DO DIA

“FOGO AMIGO” CONTRA TEIXEIRA

Menos de um ano depois de elevado às alturas dentro e fora do Palácio Presidente Vargas, pela forte lideranças que resultou na vitória do seu partido, o PDS, na primeira eleição estadual, o governador Jorge Teixeira está sendo desgastado e o pior é que o “fogo amigo” (*) é “disparado” na antessala do gabinete de Teixeira.

A denúncia foi feita pelos deputados estaduais Heitor Costa e Amizael Silva, esse último acusando a assessoria de Teixeira de distribuir matéria jornalística “denegrindo a imagem do governador”.

E o autor seria o secretário particular do governador, envolvendo inclusive a bancada do PDS. Amizael (FOTO) lembrou que as notícias são “falsas e mentirosas, e foram distribuídas em boletim da Assessoria de Imprensa do governo”.

Em Ouro Preto, onde acompanhava o ministro Cesar Cals, Teixeira não se referiu ao caso de forma direta, mas disse haver gente querendo conturbar um governo “que só quer trabalhar”.

(*) – Diz-se caso de “fogo amigo” quando, em combate, um contingente é bombardeado por seus aliados.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas