Porto Velho/RO, 25 Março 2024 03:24:47

O Dia

coluna

Publicado: 26/08/2023 às 11h04min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 26 DE AGOSTO!

RONDÔNIA

1917 – Publicado o “Termo de caráter provisório de limitação Fiscal” entre Mato Grosso e Amazonas, abrangendo Santo Antônio (MT) e Porto Velho (AM). (AM)

1950 – Um incêndio iniciado num capinzal na região dos Tanques destruiu 30 casas e fez 100 desabrigados. Uma corrente de solidariedade se formou para ajudar às vítimas.

1955 – Sem condições de saúde, o marechal Candido Rondon agradeceu ao convite do governo norte-americano para uma visita oficial àquele país, mas não viajará.

1972 – O governador Marques Henriques autoriza o funcionamento da escola “15 de Novembro”, a 1ª em Presidente Médici, em terreno doado pelo morador Noé Inácio dos Santos.

1981 – O ministro Cesar Cals, das Minas e Energia, confirmou que virá dia 14 de setembro a Porto Velho assinar os contratos de construção da hidrelétrica de Samuel, a ser inaugurada em 1986, gerando 400 mil KWA.

1988 – A Universidade de Rondônia realiza, pela vez 1ª, eleição para coordenadores de cursos, passo inicial rumo à eleição direta para o cargo de reitor.

COMEMORE

Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Dia Internacional da Igualdade da Mulher. Dia Mundial do Cachorro.

Católicos celebram Dia do Catequista, São Zeferino, São Maximiliano, mártir, São Alexandre e Bérgamo.

BRASIL

1899 – Fundada a cidade de Campo Grande, MS.

1914 — Fundação, com o nome “Palestra Itália, a (hoje) Sociedade Esportiva Palmeiras.

MUNDO

1906 — Nasce Albert Sabin (m. 1993), cientista que desenvolveu a “gotinha amiga” contra a poliomielite.

1743 – Nasce o químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (m. 1794) , o “pai” da química moderna.

1910 – Nasceu a religiosa (Santa) Madre Teresa de Calcutá (m.1997), prêmio Nobel da Paz.

FOTO DO DIA

O mais antigo aeroporto inaugurado em Rondônia como “internacional” mas que, como depois o de Porto Velho, também não foi ainda “internacionalizado”, é o da “Pérola do Mamoré”.

Aí por volta de 1978, com toda a pompa, presenças de um ministro do governo Geisel, do superintendente da Sudam e algumas mais ou menos autoridades, inclusive as municipais e até da cidade-irmã boliviana Guayaramerin, aconteceu a cerimônia de inauguração.

A informação foi de que a estrutura do campo de pouso teria áreas de embarque e desembarque, uma placa (como da foto) indicando o prédio, e a pista com capacidade até para receber os jatos que demandassem Guayara, onde a pista era de cascalho.

Na campanha eleitoral de 1978, quando pela primeira, e única, vez o território escolheu dois, e não apenas um, deputados federais, o novo aeroporto atraiu também os discursos dos candidatos, mas a internacionalização acabou não acontecendo, pelos mesmos motivos que não acontece em Porto Velho.

Construído fora da área urbana da cidade, o aeroporto, na estrada da Comara, aos poucos tornou-se, como se diz quando uma coisa pública não se justifica, um “elefante branco”.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas