Porto Velho/RO, 12 Setembro 2021 18:10:44

LúcioAlbuquerque

coluna

Publicado: 12/09/2021 às 18h10min

A-A+

O dia na História

BOM DIA 12 DE SETEMBRO! COMEMORA-SE Dia Nacional da Recreação. Dia do Programador. Dia do Técnico Têxtil. Dia do Operador de..

BOM DIA 12 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Recreação. Dia do Programador. Dia do Técnico Têxtil. Dia do Operador de Rastreamento.

Católicos lembram festa litúrgica do Santíssimo nome de Maria e São Guido de Barbante.

RONDÔNIA

1954 – Paulo Nunes Leal, toma posse pela primeira vez como governador do Território do Guaporé, o oitavo desde a criação do Território em 1943.

BRASIL

1720- Criada a Capitania De Minas Gerais.

1902 — Nasce Juscelino Kubitschek, o presidente brasileiro que prometeu fazer o país andar “50 anos em cinco”. E fez. 1936 – Inaugurada às 21 horas, com a voz de Celso Guimarães,: “alô, alô brasil! Aqui fala a Rádio Nacional, direto do Rio de Janeiro”. 1981 — Inaugurado o memorial JK, em Brasília. 1996 – Morre o 4º presidente do período militar, Ernesto Geisel, que iniciou o processo de redemocratização do país.

MUNDO

490 a.c. — Data aceita para a batalha de Maratona, quando os atenienses e aliados derrotam o exército persa. 1939 – Estreia o filme o “Mágico De Oz”, o primeiro colorido na história do cinema. 1992 — 50ª missão do ônibus espacial Endeavour, levando Mae Jemison, a primeira afro-americana no espaço, Mamoru Mohri, o primeiro japonês e Mark Lee E Jan Davis, o primeiro casal no espaço. 2019 — Astrônomos detectam água na atmosfera do exoplaneta k2-18b, primeira detecção do tipo em uma zona habitável. 1913 — Nasce Jesse Owens (Eua), atleta negro que ganhou 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1936, em Atletismo, humilhando o ditador Adolf Hitler.

FOTO DO DIA

Porto Velho, 1911, quatro anos antes da implantação do município. A faixa desde o Rio Madeira até à “Avenida Divisória” era área de administração total da empresa construtora da ferrovia Madeira-Mamoré. Segundo o historiador Abnael Machado de Lima, que cedeu a foto, “A Bandeira era dos Estados Unidos, assim como o hino, o idioma oficial e o dinheiro – dólar. Era a “Porto Velho dos ingleses”. A data mais importante era 4 de julho. Da Avenida Divisória (atual Presidente Dutra) em diante era a “Porto Velho dos Brasileiros”, mas a vila que ainda estava sendo instalada administrativamente fazia parte do município amazonense de Humaitá. Àquela altura os jornais eram em língua inglesa – “Porto Velho Times”, o mais antigo, de 1909; “Porto Velho Courrier” e ‘Marconigram”, este com textos também em espanhol.


Deixe o seu comentário