Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:26:45

O Dia

coluna

Publicado: 28/08/2023 às 09h46min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 28 DE AGOSTO!

RONDÔNIA

1868 – O coronel George Earl Chuch obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira.

1941 – Portaria do delegado Oliveira Lima, Chefe de Polícia manda apreender todos os ovos de tartaruga coletados nas praias ou animais menores de 40 centímetros, que devem ser devolvidos aos rios.

1950 – O deputado federal Aluízio Ferreira informou ao governo do Território estar autorizado, pelo governo federal, o funcionamento da Rádio Difusora do Guaporé.

1967 – Coordenado pelo jornalista Vinícius Danin acontece na buate “Taba do Cacique”, o lançamento do concurso “Miss Objetiva Internacional”.

1984 – Em sua crônica “História Antiga”, o professor Esron Penha dd Menezes lembra a participação dos militares para dar a Rondônia uma rodovia – no caso a BR-364.

1990 – A saga e o abandono a que eram submetidos pelo Tribunal de Justiça dos Territórios Federais, em Brasília, os juízes designados para os Territórios, em Brasília, é tema de artigo do desembargador Hélio Fonseca.

COMEMORE

Dia Nacional do Psicólogo. Dia do Corretor de Imóveis.

Católicos celebram Santa Mônica.

BRASIL

1840 — O Imperador D. Pedro II cria as Companhias de Aprendizes Nacionais, depois Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.

1972 — O primeiro trecho da Rodovia Transamazônica é inaugurado pelo presidente Médici.

MUNDO

551 a.C – Data provável do nascimento de K’ung Ch’iu, K’ung Chung-ni, o filósofo Confúcio.

1955 – Lançado o Guinness World Records, publicação anual com recordes, reconhecidos internacionalmente.

FOTO DO DIA

O “BOMBRIL” DA NOSSA IMPRENSA

Magro, em verdade magérrimo, o paraense Vinicius Abrahão Coutinho Danin era uma figura. Literalmente, em termos de jornalismo, “jogava nas onze”.

Filho de um editor do jornal “Província do Pará”, ainda bem jovem ia para a redação, até que um dia o pai o chamou e o colocou numa função de chefia. Editor de obituários.

Passou a repórter, no início da década de 1950. “Homem da noite”, Danin conviveu com produtores de eventos. Um dia como muitos outros paraenses, deu com os costados em Porto Velho.

Aproximou-se do jornal “Alto Madeira”, também da Rede Associada, como a “Província do Pará”.
No “AM” foi editor-chefe, também em “A Tribuna”, com a mesma função, atuando como promotor de eventos, com shows de artistas, concursos de misses, jogos de futebol, é considerado o “pai” do Copão da Amazônia, e foi presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Durante bom tempo Danin ora estava em Porto Velho, ora em Cuiabá, sempre no jornalismo


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas