Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:06:10

O Dia

coluna

Publicado: 31/08/2023 às 10h17min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 31 DE AGOSTO!

RONDÔNIA

1917 – O governador Pedro Alcântara Barcelar (AM) promulga a lei 900, elevando Porto Velho à condição de Comarca, desanexada de Humaitá.

1938 – Portaria do prefeito Salustiano Alves Correia estabelece as áreas urbana e suburbana da cidade de Santo Antônio (MT, a partir de 1945 anexada a Porto Velho).

1950 – O governador Joaquim de Araújo Lima autoriza abertura de crédito especial, de 40 mil cruzeiros, para reconstrução de casas destruídas pelo incêndio no dia 22 passado.

1971 – Instalada em Rondônia a Acar – Associação de Crédito e Assistência Rural – depois Emater.

1983 – Primeira eleição para prefeito de Guajará-Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste

COMEMORE

Dia do Nutricionista. Dia do Samba Rock. Dia Internacional do Blog. Dia do Outdoor.

Católicos celebram São Raimundo Nonato, São José de Arimateia, Aristides de Atenas e São Nicodemus.

BRASIL

1763 — A capital do Brasil transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

1919 – Nasce Jakcson do Pandeiro (m.1982), patrono do Dia Nacional do Samba-rock.

2016 – Dilma Roussef é afastada do governo.

MUNDO

1535 — O papa Paulo III excomunga o rei inglês Henrique VIII, que funda a |greja.

1997 – A princesa Di morre em Paris.

FOTO DO DIA

ATER/EMATER EM RONDÔNIA

Desde os anos finais da década de 1960 uma série de medidas vinham sendo tomadas pelo governo federal para dar suporte às famílias que já começavam a chegar a Rondônia em busca do “eldorado”, mas o Território se ressentia de um órgão que desse o suporte necessário para aquelas famílias.

A 31 de agosto de 1971 é criada no Território a Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia, ACAR-RO (FOTO), passando por outras denominações até que em 2013, pela emenda constitucional aprovada pela Assembleia Legislativa estadual, Emenda Constitucional 084/2013, chega à denominação atual: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO).

Esse novo órgão tem, dentre suas metas, “incentivar os produtores rurais familiares a produzir o seu próprio alimento e orientá-los na obtenção de melhores resultados da lavoura e da pecuária (*), sendo responsável pela execução das políticas públicas do governo estadual, desempenha papel fundamental em atividades multiplicadoras de renda e de bem-estar” dos aos quais assiste.
(*) http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/hit

 


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas