Porto Velho/RO, 24 Março 2024 15:20:21

O Dia

coluna

Publicado: 01/09/2023 às 10h59min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 01 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA

1940 – Semana da Pátria em Porto Velho será encerrada dia 8, com uma regata no Rio Madeira.

1943 – O decreto-lei 5.225 cria o Batalhão da Borracha, dando aos seringueiros a condição de “soldados da borracha”.

1981 – Um imenso cupinzeiro ameaça derrubar o prédio da Câmara Municipal (PVh), onde em 1924 foi instalada a prefeitura.

1985 – Começam os III Jogos Intermunicipais de Rondônia, em Guajará-Mirim, com mais de mil atletas, dirigentes e árbitros.

1984 – O presidente João Figueiredo vem a Rondônia entregar o milionésimo título de terra, homenagem da Presidência aos agricultores que estão mudando a economia regional.

COMEMORE

Dia do Profissional de Educação Física (Lei nº 9696, em 01.09.98).

Católicos celebram Santa Beatriz da Silva. Santo Egídio (ou São Frei Gi|)

BRASIL

1886 – Nasce Tarsila do Amaral (m. 1973), pintora.

1910 – Fundação do Sport Club Corinthians Paulista. Começa a Semana da Independência.

MUNDO

1831 — O Papa Gregório XVI institui a Ordem de São Gregório Magno para honrar quem dê grande apoio ao Vaticano ou ao papa, católico (a) ou não.

1902 — Lançado “Viagem à Lua”, de Georges Méliès, o 1º filme de ficção-científica.

1985 – Encontrados os destroços do Titanic, afundado em 1912.

Em 1939 — A Alemanha forja um ataque polonês e inicia a Iª Guerra Mundial.

FOTO DO DIA

Em discussões sobre fato que tivesse interesse jornalístico, se uma das partes soltasse a famosa frase: “Uma foto vale mais que mil palavras”. Era o bastante, poucos discordavam.

Há exemplos de fotos que independem de textos, um exemplo a da “Garota de Napalm”, no Vietnã, que valeu o Prêmio Pulitzer a Nick Ut, eternizando o horror das Guerras.

Durante a fase de corrida rumo às terras do eldorado rondoniense, o jornalista Kim Pires Leal veio ao Território e, muito além dos registros fotográficos para o que veio contratado, fez mais de 180 mil – é preciso registrar que na época eram fotos feitas em rolos – registrando o dia a dia das comunidades que se estavam formando.

Cada uma delas momento único, naquele período em que a vida deveria continuar e cada dia era um a mais para tornar o Território no que hoje é.

“A foto fala por si só”, outra frase comum, mas realista. Assim são as Kim Pires Leal, antes as de Dana de Merril e, mais recentemente, pela importância histórico-política da transição Território/Estado, as feitas pelo jornalista Rosinaldo Machado, cujas coleções deveriam ser adquiridas pelo Estado.
(Foto: Barbeiro em Colorado, 1978, Kim Pires Leal)


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas