BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

O Dia

coluna

Perfil

Publicado: 09/09/2023 às 12h14

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 09 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA

1926 – Na seção única de Porto Velho, eleição para vaga aberta na bancada de deputado federal do Amazonas, todos os 48 votos foram para o candidato Ajuricaba Menezes.

1949 – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou o projeto de criação do Tribunal Federal dos Territórios, com a sede em Rio Branco.

1981 – Definido o valor do asfaltamento da BR-364, obra prevista para inaugurar em 1984. Serão CR$ 35 bilhões, parte financiado pelo Banco Mundial e outra pelo Polonoroeste.

1984 – Índios “Gavião” e “Arara”, região de Ji-Paraná, mantém 10 reféns há uma semana, acusados de invasão a área indígena. Pela Funai conduz as negociações o sertanista Apoena Meirelles.

1990 – O tema do desfile da Independência, anteontem, foi a questão indígena. O desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca, no exercício do governo, passou em revista os contingentes e presidiu o desfile.

COMEMORE

Dia do Administrador. Dia do Médico Veterinário. Dia da Velocidade. Dia Mundial do Cachorro-Quente.

Católicos celebram São Pedro Claver, São Gorgonio da Via Labicana, Santo Audomar de Thérouanne.

BRASIL

1918 — A epidemia de gripe espanhola chega ao Brasil através do navio inglês Demerara.

1923 — Morre Hermes da Fonseca (n. 1855), o 8º presidente brasileiro.

MUNDO

1828 — Nasce Liev Tolstói (m. 1910), escritor russo autor de “Guerra e Paz”.

1884 — É inventado o “cachorro quente”.

1971 — O beatle John Lennon lançou Imagine.

FOTO DO DIA

Meu amigo Ademar Costa Salles ao chegar ao Valhalla (*) foi recebido por alguns que o antecederam, como Arnaldo Bianco, Capitão Sílvio Farias, Euro Tourinho, Dezival Ribeiro etc.

Seu amigo Paulo Saldanha comentou: “O Ademar era um líder nato, convivia com gente de todos os pensamentos, ideologias, matizes e vertentes, pois era um conciliador”, frisou

Assis Canuto narrou: “O contratei em Rondônia em julho de 1970, no PIC Ouro Preto; de lá para cá fizemos muitos trabalhos juntos no INCRA, Governo do Estado e prefeitura de Ji-Paraná!”

“Iniciou o projeto Padre Adolpho Rholl; foi dele a ideia de fazermos as quadras do loteamento inicial do Jaru de 220 m de comprimento e de 80 de largura!” disse Canuto.

(*) Na mitologia nórdica, Valhalla é um reino pós-vida onde os bravos guerreiros vão quando morrem.

Em Tempo: Há dias anunciou-se uma homenagem da Assembleia Legislativa a duas pessoas sem ligação com o Estado, enquanto quem muito fez é colocado de lado. Como outros, os heróis do Incra continuam esquecidos.

(Ademar (e) com o senador Galvão Modesto – acervo Roberto Gutierrez)