Porto Velho/RO, 19 Março 2024 22:59:19

O Dia

coluna

Publicado: 11/09/2023 às 09h14min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 11 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA

1919 – O governador Alcantara Bacellar confirma o apoio do seu partido ao nome do padre Raimundo Oliveira, para ser candidato a prefeito de Porto Velho – foi eleito e assumiu em 1920.

1940 – Os membros da Madeira-Mamoré Association (New York), veteranos da construção da ferrovia, foram homenageados pelo Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial, naquela cidade.

1949 – A chefe de gabinete do governo do Guaporé, Jacyra Rebelo de Figueiredo, notifica a população que está proibido qualquer tipo de jogo “de azar” no Território.

1983 – “Quem diria…uma praia em Porto Velho”. Era o slogan do “Itajangá Praia Clube”, no Km 9 da BR, sentido Candeias, com uma praia contornando um lago artificial alimentado por um igarapé.

1990 – Centenas de formaram filas na porta do fórum de Porto Velho, para assistir o julgamento da “Menina do Pacu Grande”, acusada pelo assassinato de seu amante.

COMEMORE

Dia do Grito do Ypiranga (201 anos). Dia Nacional do Cerrado.

Católicos celebram São João Gabriel Perboyre

BRASIL

1990 – O presidente Fernando Collor sanciona a lei de Defesa do Consumidor.

1836 – Rebeldes farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense.

MUNDO

2001 – Terroristas da Al-Qaeda sequestram aviões nos EUA, atacam o World Trade Center (Nova Iorque) e o Pentágono: Mais de 3 mil mortes.

1788 – Morre José, Príncipe do Brasil (n. 1761), patrono do Forte Príncipe da Beira, em Rondônia.

1921 — Instalado o Nahalal, o 1º moshav (assentamento) judeu na Palestina.

FOTO DO DIA

Localizada a quase 4 mil de quilômetros do mar, a cidade de Porto Velho passou a ter uma praia, no quilômetro 9 da BR-364, sentido Candeias. Com o slogan “quem diria…uma praia em Porto Velho”, a empresa “Itajangá Hotel Praia Clube” inaugurou
Seu maior atrativo era uma praia circundando o lago artificial, criado a partir de um igarapé que cortava a região, o que logo se tornou o grande chamariz para os portovelhenses que só reclamavam de uma coisa: a água não era salgada.

Numa época em que uma grande quantidade de moradores, nos finais de semana, procuravam os igarapés que circundavam a cidade, o surgimento de um clube localizado fora da cidade, e tinha uma lagoa disponível para curtir, era uma boa pedida.

Além do mais, o Itajangá surge no período de grandes mudanças geradas pela extinção do Território, quase dois anos antes, e era um diferencial a mais.

Na esteira do Itajangá, quatro anos depois surge outro empreendimento – que vingou – praticamente em frente ao Itajangá, o Tênis Clube, que não tem praia, mas compensa pela oferta de outras atrações para seus associados.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas