Porto Velho/RO, 02 Outubro 2021 09:29:32

LúcioAlbuquerque

coluna

Publicado: 02/10/2021 às 09h29min

A-A+

O dia na história

COMEMORA-SE Dia Internacional da Não Violência. Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento. Católicos lembram Dia dos Santos Anjos.

RONDÔNIA

1914 – O governador Jonathas Pedrosa, do Amazonas, sanciona a Lei 757 criando o município de Porto Velho, desmembrando terras do município de Humaitá. 2017 – O semanário “Tribuna Popular”, de Cacoal, criado em 1979 pelo jornalista Adair Perin torna-se, com o fim do Alto Madeira, o jornal mais antigo de Rondônia.

BRASIL

1867 — Nasce Nilo Peçanha, 7º presidente brasileiro. 1924 — O jornalista Assis Chateubriand compra o diário O Jornal, iniciando o grupo Diários Associados. 1932 – Acaba a “Revolução Constitucionalista” e também o Estado de Maracaju, criado durante a revolução, abrangendo o atual Estado de Mato Grosso do Sul. 1947 — Inauguração do Museu de Arte de São Paulo. 1956 – O Presidente Juscelino Kubitschek visita pela primeira vez a Praça do Cruzeiro, marco geodésico da construção de Brasília. 1960 – O São Paulo derrota (1×0) o Sporting (Portugal) na inauguração do estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi). 1961 — O Congresso aprova a Lei instituindo o parlamentarismo no Brasil, e assim o vice João Goulart assume a Presidência da República. 1989 – Criação do Quadro Complementar de Oficiais.

MUNDO

1869 — Nasce Mahatma Gandhi, herói da não resistência indiana. 1922 – O Papa Pio XI ordena ao clero boicotar o Partito Popolare (cristão), contrário ao fascismo de Mussolini. 1922 – Inauguração do atual edifício da Bolsa de Valores de Nova York, no número 11 da Wall Street. 1928 — É fundada a “Prelazia da Santa Cruz e a Obra de Deus”, mais conhecida como Opus Dei. 1944 — Com a negativa de Stálin (União Soviética) em ajudar os revoltosos, os nazistas esmagam os poloneses na Revolta do Gueto de Varsóvia. 2000 — O algoritmo de Rijndael é escolhido pelo NIST como o Padrão de Criptografia Avançada (AES). 2018 — O jornalista saudita Jamal Khashoggi é visto pela última vez no consulado saudita em Istambul, assassinado.

FOTO DO DIA

2 de outubro de 1956: “Lá estava o Cruzeiro, de braços abertos, como que saudando os intrusos que chegavam pelo céu. […] Visitei o local onde se erguia o Cruzeiro, o qual, sendo o ponto mais elevado da região, permitia uma visão de conjunto do cenário que emolduraria a futura capital. A vista era maravilhosa.” Frase do presidente Juscelino Kubistchek ao visitar pela primeira vez o canteiro de obras de Brasília. Uma data e um fato que têm tudo a ver com a Amazônia Ocidental, por que, apesar de já se falar há muito tempo a necessidade de o Brasil chegar a seu Noroeste, e de tudo que Rondon pregou, foi a partir da construção da Capital Federal que o governo saiu da beira da praia e começou essa caminhada que permitiu ao país saber o que a região tem, e dar condições para que o lado de cá do Brasil ajudar o desenvolvimento. Rondônia, em especial, tem muito a comemorar desde a abertura da rodovia BR-29, a implantação do Incra e a distribuição da terra e o próprio Estado, fatos que surgiram depois, mas que foram motivados pela construção de Brasília.

Foto: Divulgação


Deixe o seu comentário