Porto Velho/RO, 15 Outubro 2021 06:01:02

LúcioAlbuquerque

coluna

Publicado: 15/10/2021 às 06h00min

A-A+

O Dia na História

Só nossa história e seus personagens

BOM DIA 15 DE OUTUBRO!

VIVA O PROFESSOR!!!!

O MESTRE DOS MESTRES!

COMEMORA-SE

Dia do Professor. Dia Mundial da Lavagem de Mãos. Dia Internacional das Mulheres Rurais. Dia do Educador Ambiental.
• Católicos lembram Santa Tereza de Ávila (ou de Jesus). São Bruno de Querfurt.

RONDÔNIA

1915 – O major José Jorge Braga Vieira instala o primeiro diretório político de Porto Velho, do Partido Republicano Conservador. 1972 – Advogados reunidos em Porto Velho decidem pela criação da seccional da OAB.

BRASIL

1827 –  O imperador dom Pedro I cria o ensino elementar no Brasil. 1897 — Chegada da congregação dos Irmãos Maristas ao Brasil. 1969 – O Congresso Nacional é reaberto no Brasil. 1975 – O atleta “João do Pulo” estabelece o recorde mundial do salto triplo, durante os jogos pan-americanos no México. 1978 – João Figueiredo é eleito presidente do Brasil, o último do regime de 1964. Em 1994 – Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente, beneficiado pela estabilidade da moeda – real.

MUNDO

70 a.C. — Nasce Virgílio, poeta e filósofo latino. 1783 — O balão de ar quente dos irmãos Montgolfier faz a primeira subida humana, pilotado por Jean-François Pilâtre de Rozier. 1917 — Na França, a dançarina Mata-Hari, acusada de espionagem, é fuzilada. 2008 — O Dow Jones Industrial Average fecha a 733,08 pontos, ou 7,87%, a segunda pior queda da história do Dow.

FOTO DO DIA

Dia do Professor, alusão ao dia em que o imperador Dom Pedro I instituiu, em 1827, um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil em todos os vilarejos e cidades do país, bem como a regulamentação dos conteúdos ministrados e condições trabalhistas dos professores. No entanto, nos últimos anos cada vez mais crescem dois fatores fundamentais que impactam na Educação: o baixo salário desses servidores públicos e, pior ainda, a queda de valores de respeito ao profissional de Educação. Em Rondônia,  conforme disse o professor Abnael Machado de Lima em um livro que trata do assunto, a primeira escola foi fundada por padres ainda no Século XIX numa localidade de Rio Preto. Com relação ao ensino superior, já nos anos 1920 surgia o primeiro movimento para instalar uma escola desse nível (Achegas para a História de Porto Velho, Antonio Cantanhede). Neste dia, com certeza, políticos de todos os naipes, que muitas vezes negam benefícios aos professores, vão mandar mensagens elogiosas.
[email protected]
rondoniaalemdahistoria.com.br

Deixe o seu comentário