Porto Velho/RO, 27 Março 2024 15:30:10

O Dia

coluna

Publicado: 04/08/2023 às 09h11min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 04 DE AGOSTO!

RONDÔNIA

1940 – Na inauguração do novo prédio do Grupo Escolar “Barão do Solimões”, a diretora, professora Ilse Borges, destacou a importância da participação da Madeira-Mamoré naquela obra.

1946 – A Comissão de Constituição e Justiça da nova Constituição Federal já se definiu pela não aprovação de artigo extinguindo os Territórios Federais criados em 1943.

1963 – O jornal Folha de Goiaz noticia a viagem de lambreta de Porto Velho a Brasília dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves (13)

1983 – O juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito que aprovou a proposta de elevação de Rolim de Moura a município.

COMEMORA-SE

Dia do Padre. Dia Internacional da Conscientização pela Coruja.

Católicos celebram São João Maria Vianney. São Justino. São Crescenciano.

BRASIL

1957 – Morte do 13º presidente (BR) e último eleito da República Velha, Washington Luís Pereira de Sousa (n. 1869).

1977 – Rachel de Queiroz (1910/2003) torna-se a 1ª mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras.

MUNDO

2007 – A rainha Elizabeth II (ING) torna-se a mais longeva do mundo.

1693 – O francês Dom Pérignon inventa o champanhe.

2012 – Oscar Pistorius (África do Sul) é o 1º velocista amputado a disputar uma Olimpíada.

FOTO DO DIA

QUEM É O PATRONO?

Um fato que intriga quem circula pelo bairro Aponiã, em Porto Velho, é saber quem foram as patronesses das ruas: “Andrea”, “Alba”, “Daniela” etc. Quem foi? Por quê? O que fez?

Sobre o assunto há duas versões, uma do jornalista Ciro Pinheiro, (FOTO) assessor de Imprensa da prefeitura à época da abertura daquelas ruas. Teria sido um engenheiro da obra, à falta de uma denominação, cravou como “madrinhas” mulheres que, garantia, seriam suas parentes.

Outra, a citada pelo historiador Anísio Gorayeb (*). Ele disse que “existia uma lenda” de que teria sido sugestão de um garimpeiro, para lembrar algumas amigas que ele tinha e eram moradoras daquela região.

Não só lá no Aponiã, mas também em outras vias da cidade essas perguntas estão sempre presentes, exemplo disso é a principal rua comercial da Zona Leste, “Rua Amador dos Reis”.

Nesse caso haveria explicação: teria sido um pastor evangélico que vinha de sua cidade visitar uma parente, funcionária importante da prefeitura e morreu em viagem. Então “batizaram” com esse nome.
(*) https://www.euideal.com/noticia/3049/historia-conheca-a-historia-dos-nomes-das-principais-ruas-de-porto-velho.html


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas