Porto Velho/RO, 24 Março 2024 02:52:03

O Dia

coluna

Publicado: 05/10/2023 às 09h26min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 05 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA

1918 – Toda a edição do jornal “Alto Madeira” é dedicada aos oito anos de Proclamação da República de Portugal. Há um grande programa de manifestações em honra à Pátria Lusa em Porto Velho e Guajará. (AM)

1938 – Representantes de todas as classes sociais apelam ao presidente Getúlio Vargas que interceda, para que volte o “serviço aéreo” entre Porto Velho e Manaus. (AM)

1981 – A vereadora Marise Castiel (Arena/PVh) denuncia a discriminação social da mulher. “Não sou feminista; sou feminina. Muitas jovens não casam para não serem demitidas do trabalho”. (AM)

1987 – O vereador José Campelo Alexandre cobra ao prefeito Tomás Correa a implantação de “orelhões” nos novos bairros de Porto Velho e a criação de uma quadra de esportes em Candeias.

COMEMORE

Dia Mundial do Professor (Unesco). Dia Internacional das Aves. Dia Nacional do Empreendedor. Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Dia Nacional da Cidadania. Dia Mundial da Meningite

BRASIL

2020 — O Banco Central lança oficialmente o PIX, sistema de pagamentos instantâneos.

1821 – Assinada a Convenção de Beberibe, acaba o Movimento Constitucionalista em Pernambuco.

1897 – Fim da Guerra de Canudos.

1988 – Promulgação da “Constituição Cidadã”, conforme o deputado Ulysses Guimarães.

MUNDO

1768 — O Marquês de Pombal obriga que os nobres portugueses antissemitas com filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.

1904 — Morre Frédéric Auguste Bartholdi (n. 1834), autor da célebre Estátua da Liberdade.

1962 — “O Satânico Dr.No”, 1º filme da série “James Bond”, é lançado na Inglaterra.

FOTO DO DIA

Até 1950 quando surgiu a Rádio Difusora do Guaporé, e a partir de 1960 a Rádio Caiari, poucos tinham um aparelho de rádio na região. Os aparelhos eram em sistemas de válvula, e devido à inconstância do fornecimento de energia elétrica, alimentados por pilhas, baterias. A antena era um fio esticado entre dois postes, um do outro a 15 a 20 metros, bem alto, e daí outro fio trazia o som para o aparelho de rádio.
Eram poucas as pessoas que tinham um aparelho de rádio, onde ouvia programas gerados no “sul-maravilha” e depois repetiam a outros, como o morador Jorge Mateus, em Abunã, principal parada do trem da Madeira-Mamoré entre Porto Velho e Guajará-Mirim, conforme o radioamador Aldenir Courinos. “Ele ouvia a notícia e depois reunia as pessoas para espalhar o que tinha conhecimento”, diz Aldenir.
Em Porto Velho outro morador muito conhecido, Oswaldo Piana, pai do ex-governador Oswaldo Piana Filho, bem cedo ainda chegava ao mercado público (atual mercado cultural) e, logo cercado por feirantes e clientes, contava o que ouvira sobre a II Guerra Mundial.
(Dou sequência amanhã – Foto Rádio Olho-de-boi”, pioneiro na região, com suas pilhas em cima)


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas