BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

O Dia

coluna

Perfil

Publicado: 09/10/2023 às 09h37

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 09 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA

1909 – Cândido Rondon designa “Pimenta Bueno” um rio descoberto pela equipe implantadora da Linha Telegráfica Estratégica.

1955 – Votação para presidente da República no Território do Guaporé: Presidente – Ademar de Barros, 2.580. Juarez Távora, 309. Juscelino Kubistchek – 1.409 votos (eleito com 3 milhões e 77 mil votos).

1984 – O desembargador Cesar Montenegro inaugura os dois primeiros cartórios, dos 10 previstos para até meados de 1986, o de Protestos Extrajudiciais e Oficiais, e o de Protestos e Títulos.

1985 – Ainda sem caso de Aids registrado, o governo do Estado manda um técnico de laboratório fazer curso sobre o assunto, para acompanhamento de portadores de Aids em Rondônia.

COMEMORE

  • Dia Mundial dos Correios
  • Dia Internacional, e Nacional, do Atletismo
  • Dia do Açougueiro

Católicos celebram Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia (festa móvel, sempre no 2º domingo de outubro).

BRASIL

1831 — Criado o Corpo de Municipais Permanentes, atual Polícia Militar (RJ).

1893 — Nasce Mário de Andrade (+ 1945), escritor e idealizador da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 1999 — Morre João Cabral de Melo Neto (n. 1920), poeta, autor de “Morte e Vida Severina”.

MUNDO

2006 — YouTube é comprado pelo Google (US$ 1,65 bilhão).

2012 — Terroristas do Talibã falham ao tentar matar a paquistanesa Malala Yousafzai, colegial ativista dos direitos humanos e da educação das mulheres.

FOTO DO DIA

Dez anos depois do cerco da Rádio Caiari (ver coluna de ontem), o jornalista Waldemar Camata (FOTO) recebeu um telefonema do governador Jorge Teixeira. “Ele disse que um auxiliar seu dissera-lhe que eu havia feito duras críticas num programa na Rádio Alvorada (Ji-Paraná)”. Camata não discutiu. “Mandei a ele a fita do programa gravado”.
“Dias depois eu estava no ar quando ouvi Barulho de um helicóptero pousando no terreno da Rádio, e a seguir o Teixeira entrou no estúdio, pegou o microfone e fez o que eu não esperava: Pediu desculpas, dizendo que havia sido enganado por assessores”
Comigo mesmo aconteceu, mas sem pedido de desculpas. Publiquei no jornal Alto Madeira uma coluna com o título “Deus é fiel, e você é?”.
Na época muitos carros circulavam com um plástico dizendo “Deus é fiel”. Aí um camarada, dizendo-se “pastor”, ligou e me xingou, um bocado. “Você é ateu? Como ousa duvidar da fidelidade de Deus.
Quando ele parou eu perguntei: “O senhor leu a coluna?”. O cara respondeu “não”, mas fora um fiel muito sério que lhe contara. Encerrei o assunto: “Então leia a coluna e depois ligue”.
O cara nunca ligou.