Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:04:57

O Dia

coluna

Publicado: 10/10/2023 às 12h19min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – Um grupo especial criado na empresa “The Brazil Railway”, da qual faz parte da Madeira-Mamoré, assume a reorganização do grupo.

1918 – Em Presidente Marques (Abunã) criada a “Empreza Fluvial Madeirense”, informa o jornalista Theodorico Campos (AM).

1918 – Emendas orçamentárias do deputado federal Aluízio Ferreira beneficiam o sistema de águas e esgotos de Porto Velho, e os colégios N. S. do Calvário (G-Mirim), Auxiliadora e D. Bosco – PVh.

1959 – O governador Paulo Nunes Leal manda os funcionários Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier – Pirralho – Santos, trazer, por terra, de SP a Porto Velho um caminhão.

1959 – O caminhão “Bandeirante” veio por terra até Cáceres (MT), depois de balsa pelos rios Guaporé/Mamoré até Guajará-Mirim e, por trem da EFMM, chegando a Porto Velho dia 19 de novembro.

1983 – Nomeada procuradora-geral de Justiça do Estado, Ledy Fernandes torna-se na primeira mulher a chegar a tal função no país.

1989 – Primeira edição do jornal Folha de Vilhena.

1990 – Um membro de uma das seções apuradoras é flagrado transferindo votos do mapa de apuração de um para outro candidato a deputado federal.

COMEMORE

  • Dia Mundial da Saúde Mental.
  • Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.
  • Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.
  • Dia do Empresário Brasileiro.
  • Dia Mundial do Lions Clube. Dia Nacional da Guarda Municipal.
  • Católicos celebram São Daniel Comboni, São Paulino de York, Santos Daniel, Paulino e companheiros (mártires franciscanos)

BRASIL

1822 — Em menos de 24 horas são demitidos do gabinete ministerial, e readmitidos, os ministros José Bonifácio de Andrada e Silva e Martim Francisco Ribeiro de Andrada.

1962 – O Santos vence o Benfica (4×2) e se torna o 1º clube brasileiro a ganhar o mundial interclubes.

1966 – A “Banda”, interpretada por Nara Leão, e “Disparada”, interpretada por Jair Rodrigues dividem o 1º lugar no II Festival de MPB.

MUNDO 

1903 — Fundada a União Social e Política das Mulheres.

1963 — Morre a cantora Edith Piaf (n. 1915), que em 2005 foi citada entre as 10 maiores personalidades da França.

2003 — Cientistas testam a teoria da gravidade de Einstein através da sonda Cassini.

FOTO DO DIA

A estreia da coluna “Pingos Sociais” no jornal “O Guaporé” (PVh) trouxe para o mundo literário uma das colunistas, a professora Yeda Pinheiro (Borzacov), e o tema escolhido foi a importância da elegância feminina.

Escrita em parceria com outra jovem, Carmen Veloso Boucinhas, a “Pingos Sociais”, publicada em 1963, lembrava “Há 4.500 anos as mulheres sumerianas (habitantes da Mesopotâmia) já procuravam ressaltar cada vez mais o porte elegante”.

A coluna lembra que se deve evitar confundir “elegância com beleza. Uma mulher pode ser elegante sem ser bonita ou ser bonita sem ser elegante”, e que há “a elegância natural e a elegância adquirida”.

Para elas, exemplo de mulher elegante, à época, era a rainha Elizabeth II, “dama de grande elegância, mas não ser considerada bonita em razão dos dentes salientes” e concluem sua lista de 1963 com Jack Kennedy, esposa do presidente Kennedy, “atual guia da elegância no mundo”.

Carmen Veloso era “Catya Lindon” e “Rosana” era Yeda (na foto recebendo, com professor Abnael Machado, o título de Professor Honoris Causa da Unir), depois autora de vários livros especialmente sobre Porto Velho e Guajará-Mirim.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas