Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:50:16

O Dia

coluna

Publicado: 07/08/2023 às 09h39min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 07 DE AGOSTO!

RONDÔNIA

1919 – Um grande incêndio destruiu toda a fábrica de gelo da administração da Madeira-Mamoré. Dentre os salvados, três barras de gelo.

1938 – Relatório do primeiro semestre do hospital São José (único em Porto Velho): 390 atendimentos diversos, com 17 óbitos, entre homens e mulheres.

1951 – Quatro feridos e um morto, o saldo do choque de dois veículos na estrada de Santo Antônio no domingo passado, pouco antes de iniciar um jogo de futebol no Stadium do Ypiranga.

1985 – O governador Angelo Angelin anuncia a construção de um hospital específico para atendimento às vítimas de doenças tropicais – Cemetron.

1990 – Com o presidente da CBF Ricardo Teixeira no “Aluizão”, a seleção de novos do Brasil derrotou (3×1) a seleção rondoniense. Teixeira também inaugurou a sede da Federação de Futebol.

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Criação do Rio Grande do Norte.

Católicos celebram Santo Alberto de Abati. São Caetano de Thiene, São Xisto II, São Donato, São Domécio da Pérsia – venerado nas igrejas Católica, Ortodoxa e ortodoxas orientais

BRASIL

2006 – Sanção da Lei Maria da Penha no Brasil. 2009 — A lei antifumo (SP) torna-se referência para todo o país.

MUNDO

1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.

2000 – A União Astronômica Internacional descobre 10 novos planetas fora do sistema solar.

FOTO DO DIA

Citação histórica importante, a data de inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré, “considerada a maior saga ferroviária do mundo” (à época) é de 1º de agosto de 1912”, e, como diz o a adágio popular, “prego afiado e ponta batida”.

O personagem Pedro Pedreira, da “Escolinha do Professor Raimundo”, repetia o bordão: “há controvérsias”, como também relativo à data do início de Porto Velho: em 1907 o prefeito Roberto Sobrinho, na intenção de comemorar o primeiro centenário da cidade-capital, ouviu vários historiadores e confirmou que fora 4 de julho de 1907, mas, alegando ter sido procurado por outro historiador, o prefeito mudou de opinião sobre a data, e ficou por isso mesmo.

Voltando à inauguração da Madeira-Mamoré: No dia 30 de maio de 1918 o jornal “Alto Madeira”, em sua capa, deu outra versão da inauguração da EFMM, essa outra a 7 de setembro de 1912, 38 dias depois do que oficialmente é tido pela história.
“Os constructores da estrada inauguraram-na à revelia e sem convite às autoridades brasileiras”, conforme o jornal, presentes só autoridades bolivianas, à frente delegado Rodholpho Arauz, “do Território Nacional do Noroeste da Bolívia”.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas