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Publicado: 07/08/2023 às 09h39min
1919 – Um grande incêndio destruiu toda a fábrica de gelo da administração da Madeira-Mamoré. Dentre os salvados, três barras de gelo.
1938 – Relatório do primeiro semestre do hospital São José (único em Porto Velho): 390 atendimentos diversos, com 17 óbitos, entre homens e mulheres.
1951 – Quatro feridos e um morto, o saldo do choque de dois veículos na estrada de Santo Antônio no domingo passado, pouco antes de iniciar um jogo de futebol no Stadium do Ypiranga.
1985 – O governador Angelo Angelin anuncia a construção de um hospital específico para atendimento às vítimas de doenças tropicais – Cemetron.
1990 – Com o presidente da CBF Ricardo Teixeira no “Aluizão”, a seleção de novos do Brasil derrotou (3×1) a seleção rondoniense. Teixeira também inaugurou a sede da Federação de Futebol.
Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Criação do Rio Grande do Norte.
Católicos celebram Santo Alberto de Abati. São Caetano de Thiene, São Xisto II, São Donato, São Domécio da Pérsia – venerado nas igrejas Católica, Ortodoxa e ortodoxas orientais
1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.
2000 – A União Astronômica Internacional descobre 10 novos planetas fora do sistema solar.
Citação histórica importante, a data de inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré, “considerada a maior saga ferroviária do mundo” (à época) é de 1º de agosto de 1912”, e, como diz o a adágio popular, “prego afiado e ponta batida”.
O personagem Pedro Pedreira, da “Escolinha do Professor Raimundo”, repetia o bordão: “há controvérsias”, como também relativo à data do início de Porto Velho: em 1907 o prefeito Roberto Sobrinho, na intenção de comemorar o primeiro centenário da cidade-capital, ouviu vários historiadores e confirmou que fora 4 de julho de 1907, mas, alegando ter sido procurado por outro historiador, o prefeito mudou de opinião sobre a data, e ficou por isso mesmo.
Voltando à inauguração da Madeira-Mamoré: No dia 30 de maio de 1918 o jornal “Alto Madeira”, em sua capa, deu outra versão da inauguração da EFMM, essa outra a 7 de setembro de 1912, 38 dias depois do que oficialmente é tido pela história.
“Os constructores da estrada inauguraram-na à revelia e sem convite às autoridades brasileiras”, conforme o jornal, presentes só autoridades bolivianas, à frente delegado Rodholpho Arauz, “do Território Nacional do Noroeste da Bolívia”.
sobre O Dia na História
Lúcio Albuquerque - Colaborador do Diário da Amazônia – Escritor e pesquisador da história de Rondônia. [email protected]