BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

O Dia

coluna

Perfil

Publicado: 18/10/2023 às 10h05

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 18 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA

1925 – Toda a 1ª página do “Alto Madeira”, único jornal local, relata as festas, convescotes “fluviaes” e outras homenagens à delegação do “Nacional Foot-ball Club de Manáos”.

1925 – O jogo Nacional 2×0 Ypiranga acabou aos 70 minutos, porque os jogadores locais estavam caindo em campo.

1954 – Morre Roquete Pinto (n. 1884r), cientista, membro da Comissão Rondon de 1907, que propôs em 1914 que área percorrida pela comiss]ao fossem chamadas Terras de Rondon”.

1972 – Theodoryco Gahya é o novo governador de Rondônia, o 24º desde a criação do Território.

1972 – O sertanista José do Carmo Santana suicidou-se, no posto Riozinho (RO). Zé Bell, como era conhecido, não deixou explicação de seu gesto.

1990 – O governador Jerônimo Santana quer a Polícia Federal investigando a morte do senador OIavo Pires.

COMEMORE

  • Dia Mundial da Menopausa.
  • Dia do Médico.
  • Dia do Estivador.
  • Dia do Pintor.
  • Dia do Securitário.

Católicos celebram São Lucas Evangelista.

BRASIL

1860 – Morre Casimiro de Abreu (n. 1939), poeta da segunda geração do romantismo, conhecida como “ultrarromantismo”.

1836 — Nasce Benjamin Constant (+ 1891), político e militar brasileiro, idealizador da expressão “Ordem e Progresso” da Bandeira nacional.

MUNDO

2019 – As astronautas da NASA, Jessica Meir e Christina Koch, participam da 1ª caminhada espacial feminina, saindo da Estação Espacial Internacional para trocar um controlador de energia.

FOTO DO DIA

Dois depois da morte do senador Olavo Pires, candidato 1º colocado no turno para governador de Rondônia em 1990, o presidente da Assembleia Legislativa, Osvaldo Piana, que ficara em 3º, é convocado pelo Tribunal Superior Eleitoral para a disputa do returno, contra o 2º colocado, Valdir Raupp.

Para o TSE outra decisão só aconteceria se o Tribunal entendesse ter-se configurado crime político, mantendo a data anteriormente designada, de 25 de novembro para o returno.

Na Assembleia Legislativa o candidato a vice-governador Carlos Godoy enumerou cinco fatos, alegando que, dias antes de morrer, Olavo enviara ao ministro da Justiça, pedido que destacasse segurança pessoal para ele, que havia dispensado sua própria equipe de segurança da campanha, alegando não ter meios para pagar o pessoal.

De seu lado o governador Jerônimo Santana anunciou estar recorrendo ao delegado geral da Polícia Federal que o órgão assumisse as investigações, enquanto assessor de Olavo falavam em “crime político” e que o senador tinha um dossier com denúncias graves contra o candidato Raupp e o governador.