BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

O Dia

coluna

Perfil

Publicado: 19/10/2023 às 09h15
Atualizado: 20/10/2023 às 09h18

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 19 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA

1938 – O cientista Geraldo Rocha, no jornal “A Noite” (RJ) cobra ao Governo Federal que, para evitar incursões estrangeiras na periferia da Amazônia, crie vários Territórios Federais na região.

1954 – O navio “Leopoldo Peres”, da frota do Snapp, atracou em Porto Velho, concluindo sua viagem inaugural no trecho Belém/Manaus/Porto velho.

1983 – A Polícia Militar fará concurso em janeiro para o primeiro quadro de 50 soldados policiais-militares femininas, com previsão de segundo concurso em julho de 1984.

1987 – Pela 2ª vez em 15 dias uma viatura da Funai, levando sertanista, índios e soldados da Polícia Florestal, foi atacado a tiros na BR-421, área de muitos madeireiros e invasores de terras.

1990 – Seis presos, incluindo o que roubou o carro da Assembleia Legislativa, usado para a fuga do assassino do senador Olavo Pires, foram apesentados pela SSP/RO.

COMEMORE

  • Dia do Profissional da Tecnologia da Informação (TI) ou Profissional da Informática.
  • Dia Nacional da Inovação.
  • Dia do Guarda Noturno.
  • Dia do estado do Piauí.

Católicos celebram São Pedro de Alcântara, São Paulo da Cruz, Santos João De Brébeuf e Isaac Jogues.

BRASIL

1901 – Santos Dumont foi declarado vencedor do prêmio Deutsch, competindo com vários inventores.

1902 – Primeira partida oficial do Fluminense Football Club: 8×0 Rio Football Club.

1822 – Proclamada a independência, em relação a Portugal, do Piauí

MUNDO

1512 — Martinho Lutero torna-se doutor em teologia.

1862 – Nasce o químico francês Augusto Lumiére (+ 1954), um dos inventores do cinema.

1943 – A estreptomicina, o primeiro remédio antibiótico para tuberculose, é isolada por pesquisadores da Universidade Rutgers.

FOTO DO DIA

A 17 de abril de 1943, em plena IIª Guerra Mundial e com o 2º ciclo da borracha em andamento, Porto Velho ganhava uma nova agência bancária, o Banco de Crédito da Borracha, fruto do convênio de Washington, “nascido” a 9 de julho de 1942 “com a missão de financiar os seringais da região, para abastecer os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial”. (*)

Logo depois Banco de Crédito da Amazônia e a seguir, Banco da Amazônia, “agente financeiro do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam), administrado pela Sudam)” (*).

Em Porto Velho na inauguração da agência – que durante muitos anos funcionou no prédio da Avenida Presidente Dutra – o “Banco de Crédito da Borracha” teve como seu primeiro gerente o bancário Raimundo Cantuária (homenageado com o nome de uma avenida que corta a cidade até a zona leste).

Raimundo Cantuária ficou à frente da agência, substituído pelo bancário Raul de Jesus França, conforme Antônio Cantanhede em “Achegas para a história de Porto Velho).

(*) Site do Banco da Amazônia

F. agência do Basa em 1959 – acervo Rondônia Minha Querida Rondônia.