Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:22:30

O Dia

coluna

Publicado: 20/10/2023 às 09h27min | Atualizado 20/10/2023 às 09h28min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 20 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA

1918 – Candido Rondon é retirado às pressas do acampamento “Dois de Novembro” e embarcado para Manaus, devido à forte malária que adquiriu no Rio Machado.

1940 – Trabalhadores da EFMM e de outros setores da economia de Porto Velho aguardam que o presidente Getúlio Vargas atenda os pedidos durante sua visita a Porto Velho.

1947 – Todos os 7 concluintes da 1ª turma da Escola de Enfermagem do Guaporé, receberam seus diplomas de Enfermeiros, sendo a seguir contratados para atuar no Hospital São José.

1955 – A Banda de Música da Guarda Territorial faz apresentação especial na Praça Rondon, contando no repertório valsas, dobrados, sambas e marchas.

1985 – Moradores do conjunto “Marechal Rondon” cobram do governo, da prefeitura e da Polícia uma ação contra roubos e agressões, essas mais nas proximidades da escola do bairro.

1990 – A Polícia não tem novidades para a o “Caso Olavo Pires” e, convocado pela Justiça Eleitoral, Osvaldo Piana reinicia campanha a governador, cobrando maior responsabilidade da classe política.

COMEMORE

Dia do Poeta. O Dia do Maquinista ou Dia Nacional do Maquinista Ferroviário. Dia Nacional da Filantropia. Dia Mundial da Osteoporose. Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. Dia do Arquivista.

Católicos celebram Dia de Santa Maria Bertília Boscardin. Santa Iria. São Serafim de Monte Granaro. São Hedisto.

BRASIL

1951 — Começa a 1ª Bienal de São Paulo, um dos três principais eventos do circuito artístico internacional.

1970 – Embratel e Companhia Telefônica da Espanha se juntam para implantar um cabo telefônico submarino Brasil/Espanha.

1991 – Ayrton Senna é tricampeão mundial de Fórmula 1.

MUNDO

1935 — Na China, termina a “Grande Marcha”. 2015 — A banda britânica “One Direction” lança o clipe do hit “Perfect”, que com mais de 400 milhões de visualizações.

FOTO DO DIA

Até a década de 1930, quando o governo brasileiro assumiu a ferrovia Madeira-Mamoré, a então sede do município criado em 1914, Porto Velho, havia a “Avenida divisória” que dividia a cidade

O historiador Francisco Matias dizia: “Na Porto Velho dos americanos a língua era a inglesa, a bandeira era a deles, a moeda era o dólar e até a polícia era da empresa. Instalado o município, ficou a “Porto Velho dos brasileiros”.

No início da década de 1970 o governo federal mandou abrir a rodovia de Manaus a Porto Velho, a BR-319, interligada no Bairro do Roque à BR-364. O trecho que ia da 364 à (hoje) Avenida Migrantes, e se estendendo até ao aeroporto, era a Avenida Kennedy que dividia a cidade em duas partes, e a partir dela no sentido leste era zona rural.

A cidade cresceu, e idem seu volume do tráfego que trouxe um imenso poeiral gerado pelo tráfego, inviabilizando manter as casas limpas e as roupas claras, deixadas nos varais logo eram tomadas daquela poeira vermelha, que só quem conheceu foi quem viveu àquela época.

Em 1984, por lei de autora do vereador Lucivaldo Souza, a “Kennedy” passou a ser a “Governador Jorge Teixeira”.

(F. Av. Kennedy/saudosismo portovelhense)


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas