Porto Velho/RO, 24 Março 2024 17:50:11

O Dia

coluna

Publicado: 25/10/2023 às 09h48min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

DIA 25 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA

1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a empresa P. & T. Collins (EUA) construir uma ferrovia, margeando as cachoeiras do Rio Madeira.

1917 – O temporal que desabou sobre Porto Velho destruiu várias casas e a estrutura da construção da igreja matriz católica, onde depois foi construído o Palácio Presidente Vargas.

1951 – O tenente Távora Buarque comunica ao governador Petrônio Barcelos a instalação da Vila de Cabixi, à margem do Rio Guaporé, limitada por: Rio Escondido (N), Estado de Mato Grosso (S), Bolívia (Este) e a Serra dos Parecis (L).

1956 – O deputado Joaquim Vicente Rondon comunica que a Comissão de Orçamento, da Câmara Federal, aprovou repasse de 1 milhão de cruzeiros para a Colônia de Pescadores Z-1 tenente Santana, em Porto Velho.

1979 – Índios da tribo uru-eu-uau-uau, na região de Ariquemes, atacam uma família matando duas crianças e sequestrando um terceiro, o garoto Fábio, de 6 anos.

1987 – O governador Jerônimo Santana, alegando suspeitar terem feito um “despacho” contra ele no Palácio Presidente Vargas, sede do governo, permanece despachando no prédio da Sudeco.

COMEMORE

  • Dia internacional contra a Exploração da Mulher (ONU)
  • Dia Nacional do Macarrão
  • Dia do Engenheiro Civil e da Construção Civil
  • Dia do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal
  • Dia Nacional da Democracia
  • Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo.

Católicos celebram Santa Daria, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão). São Cristiniano, São Crispim, São Crisanto.

BRASIL

1884 – Decreto de D. Pedro II autoriza os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil

1969 – Eleito de forma indireta, Emílio Garrastazu Médici é o 28º presidente brasileiro

1975 – O jornalista Vladimir Herzog é encontrado morto na sede do I Exército (SP)

2016 — Nasce Carlos Alberto Torres (n. 1944), capitão da seleção tricampeã mundial em 1970.

MUNDO

1962 — Os Estados Unidos levam ao Conselho de Segurança da ONU fotos de mísseis balísticos soviéticos instalados em Cuba.

1993 — Investigadores da Universidade George Washington (EUA), realizam a primeira clonagem de embriões humanos.

FOTO DO DIA

Foto: Jerônimo, com a bengala (esq), o advogado Carlos Pietrobon e o deputado federal Arnaldo Martins (F. folhadosulonline.com.br)

Advogado goiano, Jerônimo Garcia de Santana chega a Porto Velho em 1968. Eleito deputado federal (MDB) em 1970, 74 e 78, circulava com uma bengala, daí o apelido “Dr. Bengala”.

Mantinha o mesmo discurso: defender a garimpagem manual de cassiterita, criticava todas as obras do governo e classificava de forma depreciativa os governadores do Território. Em 1981 omitiu-se na votação do projeto de criação do Estado. Em 1982 candidatou-se e perdeu a eleição para o Senado.

Em 1985 Jerônimo, prometeu acabar com os buracos nas ruas da cidade, tornando-se o 8º prefeito eleito de Porto Velho desde a criação do município, em 1915 (*), renuncia em 1986, ano em que é eleito o primeiro governador do Estado. Na campanha prometeu “governar com quem ajudou”.

Jerônimo (1934/2014) trouxe muitos assessores de outros estados e negou-se em trabalhar no gabinete da sede do governo, o Palácio Presidente Vargas, alegando que haviam colocado lá “maus fluídos”.

(*) https://www.portovelho.ro.gov.br/artigo/21740/prefeitos-de-porto-velho


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas